Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Porquê continuar a investir em talento apesar da Covid-19?
2020-05-11

A Covid-19 transformou repentinamente o estilo de vida e modelos de trabalho, levando uma grande quantidade de profissionais a trabalhar remotamente. Por outro lado, as soluções tecnológicas permitem que as organizações continuem a procurar, entrevistar e contratar novos colaboradores à distância. Para alguns responsáveis de seleção, realizar o processo de recrutamento ou de “onboarding” de forma totalmente digital é território desconhecido. Ainda assim, porque é que continuar a investir em talento é agora crucial para tantos negócios?

A Robert Walters, consultora em recrutamento e seleção especializada para postos intermédios e diretivos a nível global, destaca cinco razões para continuar a recrutar.

Fazer a diferença

Se antes da Covid-19 tinha necessidade de contratar um perfil específico, volte a analisar porque é que precisava de um profissional com essas competências e experiência. Neste momento, compreende-se que se atrasem os processos de recrutamento, mas pode ser que, a curto prazo ou mesmo imediatamente, seja imprescindível e diferenciador para a sua empresa contar com o know-how que este potencial empregado ofereceria. Realizar esta contratação poderia permitir à sua empresa tornar-se mais competitiva e impulsionar os resultados do seu negócio rapidamente.

Continuar a impulsionar e transformar o negócio

Hoje em dia, o trabalho remoto permite, a um grande número de empresas, manter a continuidade das suas operações, dentro do possível. Porém, é importante que os objetivos estratégicos da organização não se bloqueiem por falta de pessoas com conhecimentos específicos. Pode contratar o talento necessário remotamente (por exemplo, por vídeo-entrevista) para assegurar que o negócio continua a avançar.

Por outro lado, é provável que, para muitas empresas, certos desafios, como a transformação digital dos seus canais de venda, tenham passado de ser um objetivo a longo prazo para uma necessidade básica e imediata e que todos os esforços vão nesse sentido. Para concretizá-lo, pode ser necessário contratar perfis específicos rapidamente, pelo que deve estar aberto a fazê-lo de forma totalmente remota nesta fase, adaptando o seu processo de recrutamento.

Escassez de talento especializado continuará a ser uma realidade

Se o talento, que tanto lhe custa encontrar para preencher vagas muito especializadas, está disponível agora, invista nele. A escassez de perfis especializados para certos sectores e áreas vai continuar após a Covid-19, pelo que não deve perder nenhuma boa oportunidade de atrair esse talento e mantê-lo na sua organização.

Trabalhar por projeto

Se o impacto causado pela Covid-19 não diminuiu a sua necessidade de contratar novo talento, mas conta com limitações ao recrutamento nesta fase, por não poder aumentar o seu “headcount”, há alternativas como o interim management, uma solução externa de contratação que lhe permite incorporar profissionais experientes e habituados a trabalhar por um período determinado num projeto concreto. “Não é necessário realizar uma formação extensa a estes profissionais, pois já contam com a experiência, adaptabilidade e conhecimentos que se requerem para trabalhar em circunstâncias extraordinárias e acrescentar valor desde o início. Para profissionais interim, é possível levar a cabo uma incorporação rápida de sucesso, sem ter o compromisso de uma contratação permanente, e garantindo o talento que precisa para o projeto em mãos”, comenta François-Pierre Puech, Senior Manager da Robert Walters Portugal.

Tempo de renovação

Agora é um bom momento para orientar o seu negócio para estilos, metodologias e procedimentos mais inovadores, rápidos e eficientes. Renovar e implementar novos processos de recrutamento e de “onboarding” digitais e modalidades de trabalho mais flexíveis são uma aposta segura para o futuro. Além de tornar a sua empresa mais atrativa, a digitalização permite melhoria nos tempos de aprendizagem e de resposta, redução de custos e promove a autonomia, adaptabilidade e as habilidades digitais dos colaboradores da sua organização.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos