Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Nova app permite marcar a vez e evitar filas
2020-05-05

Facilitar a ida às compras, evitar filas de espera e aliviar a difícil fase de limitações que a pandemia de Covid-19 impôs aos estabelecimentos de atendimento ao público é o objetivo da nova app Marca a Vez.

A aplicação foi desenvolvida por dois estudantes da Universidade de Aveiro, Sofia Ribeiro e Diogo Carvalho, e está disponível em https://marcavez.pt. O projeto visa abranger todos os espaços de atendimento ao público e destina-se a todos os consumidores.

A utilização é simples e requer apenas três passos. Na plataforma online, o utilizador escolhe o estabelecimento comercial ao qual se pretende dirigir, marca o horário, verifica as suas escolhas e, por fim, recebe um código que deve apresentar quando se desloca ao local.

De acordo com Sofia Ribeiro, responsável pelo projeto, a ideia da aplicação surgiu no início de março, face às limitações de frequência impostas aos estabelecimentos comerciais. “Quando nos deparámos com a nova regra dos estabelecimentos comerciais – que apenas permite a presença de quatro pessoas por cada 100 metros quadrados -, decidimos contribuir de alguma forma que pudesse facilitar as deslocações das pessoas às compras e evitar as filas de espera desnecessárias, reduzindo, também, o tempo de exposição da pessoa fora de casa. Assim, criámos uma plataforma onde as pessoas podem, antes de sair de casa, articular com os estabelecimentos comerciais ou com os serviços de atendimento ao público aderentes a marcação da visita”.

Aplicação diversificada

A plataforma está pronta a ser disponibilizada para qualquer espaço de atendimento ao público, como grandes cadeias de venda a retalho, supermercados, farmácias, serviços públicos (CTT, Lojas do Cidadão, Finanças, etc). Numa fase inicial, o sistema prevê que as marcações efetuadas através da plataforma representem apenas 50% da capacidade de cada estabelecimento comercial, percentagem esta que poderá vir a ser ajustada consoante a adesão que se venha a verificar.

Cada espaço de atendimento ao público que pretenda adotá-la, deverá contactar a equipa que desenvolveu a app e, após a adesão, informar os seus clientes que já poderão efetuar as marcações através da plataforma.

De acordo com Sofia Ribeiro, a apresentação da aplicação Marca a Vez tem alcançado uma boa recetividade. “A plataforma tem merecido os melhores elogios de potenciais utilizadores, quer na ótica de recomendação do uso da plataforma, quer na vertente de gestores dessa utilização. E embora a aplicação tenha surgido em contexto da pandemia, acreditamos que ela possa vingar por tempo indeterminado, uma vez que a distância de segurança deverá continuar a ser observada ainda por muito tempo nos espaços de atendimento ao público”.

De referir que, a plataforma Marca a Vez foi desenvolvida a nível independente pela dupla de estudantes, não estando inserida no âmbito universitário.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos