Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

REDUNIQ regista aumento de contactless e e-commerce
2020-05-05

A REDUNIQ, marca de aceitação de pagamentos para lojas físicas e online da UNICRE, acaba de divulgar dados que refletem a evolução das transações de cliente nacionais e estrangeiros no período de Covid-19.

De acordo com os números apresentados, o mês de março registou uma quebra do número de transações totais de 23,8% em relação ao mesmo período de 2019. Já o total de operações nos primeiros 13 dias de abril teve um decréscimo mais expressivo face ao período homólogo (51%).

Analisados os valores totais de faturação com clientes nacionais e estrangeiros, nota-se uma queda da receita proveniente de cartões nacionais de 16% em março, face ao período homólogo, e menos 35% quando comparados os períodos de 1 a 13 de abril de 2019 e 2020.

Já relativamente a clientes estrangeiros, a descida foi de 49% no mês de março deste ano, em comparação com março de 2019, e menos 88% de faturação nos primeiros 13 dias de abril face ao igual intervalo de tempo do ano passado. Juntos representaram menos 21,9% de faturação em março e menos 46% nos primeiros 13 dias de abril.

Para Tiago Oom, diretor da REDUNIQ, “esta evolução é o reflexo das medidas de contingência impostas um pouco por todo o mundo e que implicaram quebras nas atividades de sectores de atividade sustentados, em grande medida, pelo consumidor estrangeiro, como o turismo e a aviação, que, por sua vez, trouxeram consequências ao nível do volume de transações estrangeiras em território nacional”.

E-commerce

Em contrapartida, o mês de março registou um forte aumento do volume de transações no e-commerce para o retalho e lojas de 110%, relativamente ao mesmo mês do ano passado. Já abril, até ao momento, assinalou um crescimento mais significativo (mais 241%) quando comparado com abril de 2019.

Tiago Oom explica que “os números apresentados são a clara evidência do papel que o e-commerce está a ganhar na vida dos portugueses, uma vez que consegue responder eficazmente às necessidades de consumo dos portugueses, ao mesmo tempo que aporta maior simplicidade, conforto e segurança ao processo de pagamento.Não há dúvidas que. depois deste período de confinamento, o sector financeiro e os próprios negócios vão ter de olhar para o e-commerce como uma solução cada vez mais relevante nas nossas vidas a médio-longo prazo”.

Contactless

Com a recomendação de distanciamento social e o aumento do limite máximo de pagamentos por contactless para 50 euros, as últimas semanas têm demonstrado um aumento da utilização desta tecnologia junto do consumidor português.

No passado mês de março, a REDUNIQ registou um aumento de 113% da faturação do contactless face ao período homólogo, enquanto que nos 13 primeiros dias de abril os pagamentos tiveram uma receita de mais 103%, em comparação com o mesmo período de 2019.

Hoje, os pagamentos por contactless já representam um total de 17,07% da faturação total da marca da UNICRE, enquanto que nos primeiros 13 dias de abril de 2019 esse peso era de apenas 4,61%.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos