Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Venda de bens tecnológicos com aumento de quase 50%
2020-04-28

A venda de bens tecnológicos teve um aumento muito significativo de 48,3%, a nível nacional, na semana de 13 a 19 de abril, comparativamente com a semana homóloga do ano passado. Apesar de, na semana de 16 a 22 de março, em que foi decretado o estado de emergência em Portugal, o mercado tecnológico ter sofrido uma queda abrupta de 18%, a análise da GfK revela agora uma retoma do consumo neste tipo de bens.

À medida que as semanas foram passando, os portugueses adaptaram-se a esta realidade e os novos tempos trouxeram, sobretudo, novas necessidades. O ensino passou a ser totalmente à distância, nomeadamente para os mais jovens, e o teletrabalho continuou a vigorar na maioria das empresas.

Dada esta conjuntura, verificou-se um crescimento elevado da utilização de tecnologias, com as impressoras multifunções (+481%), os computadores portáteis (+351%), os tablets (+137%) e os desktops (+118%) a ganharem protagonismo e a serem os principais alvos das compras dos portugueses em isolamento social.

De recordar que algumas destas categorias tinham tido uma performance pouco significativa, no início do estado de emergência. Apenas a categoria das impressoras multifunções teve um aumento substancial de 231% nessa semana (16 a 22 de março).

Por outro lado, apesar do consumo online ter aumentado significativamente face ao que era habitual, decresceu consideravelmente face ao período anterior, verificando-se uma maior disponibilidade para compras offline.

Os dados fazem parte do Painel Retalhista GfK, que analisa semanalmente as vendas dos principais retalhistas no mercado português, considerando os principais produtos de Eletrónica de Consumo, Informática, Grandes e Pequenos Domésticos, Fotografia e Telecom.

Fonte: GfK Portugal


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos