Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Devoluções aumentam 8% na Europa
2019-05-20

As devoluções crescem na Europa. Este ano, o número de pedidos devolvidos aumentou 8%, em relação ao mesmo período do ano passado. Ao mesmo tempo, o percentual de empresas que oferecem entrega grátis aumentou em 3%.

Estas são algumas das principais conclusões do “DynamicAction Retail Index: Spring of 2019”, que oferece uma visão geral dos desafios que os retalhistas online enfrentam na Europa. O estudo revela um aumento de 8% na logística reversa na Europa, em comparação com 2018. Segundo a DynamicAction, isso mostra uma “tendência crescente dos consumidores para comprar vários produtos online com a intenção de devolver alguns itens“.

O estudo também mostra a eficácia do marketing a curto prazo, sendo que houve um aumento de 29% nas vendas relacionadas com esse tipo de estratégia. “Isto inclui estratégias como vendas diárias ou promoções em itens sazonais, que são cada vez mais vistos durante os micro-feriados, como o Dia dos Namorados“, explicam os especialistas.

Os retalhistas online europeus aumentaram significativamente os seus custos de marketing: 74% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto isso, a aquisição de novos clientes diminuiu 10%.

De acordo com Michael Patterson, diretor da DynamicAction EMEA, os retalhistas precisam de encontrar um equilíbrio entre conforto para os consumidores e o impacto nos resultados finais. “O foco será priorizar a rentabilidade a longo prazo e posicioná-la antes das vendas imediatas. Desta forma, garantem que os seus esforços para atender às crescentes expectativas dos consumidores não prejudicam os lucros gerais“.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos