Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Hotelaria e Turismo é o principal setor exportador da economia portuguesa
2019-05-08

A Mercer, consultora nas áreas de benefícios, pensões, investimentos e carreiras, com o apoio da Stairs People Advisors, recolheu, analisou e desenvolveu o Club Survey do Setor da Hotelaria em Portugal, o primeiro estudo salarial do setor desenvolvido em território nacional.

Conscientes de que o sector se depara com vários desafios ao nível dos Recursos Humanos (escassez de mão-de-obra qualificada, elevado ‘turnover’, crescente integração dos mercados laborais europeus, mobilidade internacional, entre outros), o acesso a informação de mercado revela-se cada vez mais um fator crítico para a tomada de decisões informadas e eficazes em tudo o que se refere às componentes de remuneração total (fixa, variável, benefícios), possibilitando desse modo a sua eficiente reestruturação para a atracão, retenção e desenvolvimento de talentos.

Desta forma, o Survey do Setor da Hotelaria realizado pela Mercer a nível nacional, teve como amostra 93 hotéis e pousadas, sendo que 77% das empresas são nacionais e 33% multinacionais. Concluiu-se que 28% das empresas analisadas têm mais de 500 colaboradores, e metade (50%) apresentam um volume de negócios entre os 5 e os 20 milhões de euros.

Relativamente à população ativa do setor, 54% da população ativa é do sexo masculino e 46% do sexo feminino. Maioritariamente, a idade da população é inferior a 26 anos (20%) e a antiguidade é inferior a 4 anos, sendo o ensino secundário a habilitação literária mais prevalente (40%).

De acordo com os dados publicados no site do Turismo de Portugal, em 2018, o setor da Hotelaria/Turismo reforçou a sua posição como principal setor exportador da economia, sendo responsável por 51,5% das exportações de serviços e 18% das exportações totais, tendo as receitas turísticas registado um contributo de 8,2% no PIB Português.

A Hotelaria/Turismo tem atingido números recordes em Portugal, contribuindo fortemente para a criação de emprego, tendo-se registado no ano passado um aumento de emprego no setor (328,5 mil), com um peso de 6,7% na economia nacional.

Marta Dias Gonçalves da Mercer comenta que: “O setor da hotelaria e turismo apresenta uma enorme importância para a economia nacional, sendo um dos setores que mais pessoas emprega em Portugal. Com o Club Survey do Setor da Hotelaria identificámos que a população ativa no setor é bastante jovem e verificámos que há alguma escassez de mão-de-obra especializada. Relativamente à compensação dos colaboradores, verificámos também que a principal condicionante para o incremento salarial são os resultados da organização e o desempenho individual, sendo que as perspetivas para este ano relativamente a este assunto são animadoras. Com este estudo pretendemos ajudar os profissionais do setor a compreenderem melhor a sua realidade e conceder insights que permitam apoiar as suas tomadas de decisão estratégica.”

No que se refere às tendências de compensação, o estudo da Mercer conclui ainda que, os principais fatores que condicionam o incremento salarial são os resultados da organização (77%), o desempenho individual (69%), o nível funcional (46%), o posicionamento na grelha salarial (46%), o posicionamento face ao mercado (31%), a inflação (23%) e a antiguidade (8%). Mais de metade das empresas do setor (55%) realiza a sua revisão salarial em março, 36% em janeiro e 9% em abril, sendo que a estimativa da média de incrementos salariais variou entre os 1,3% e os 2,1% em 2018 e entre os 1,6% e os 2,1% para 2019.

Em 2018, os grupos funcionais Direção Geral/Administração, Diretores de 1ª Linha e Comerciais/Vendas registaram uma média de incremento salarial de 1,3%. Os Administrativos e Operários registaram um incremento salarial de 1,6% enquanto os Quadros Superiores registaram 1,4% e as Chefias Intermédias 2,1%.

Relativamente a este ano, prevê-se que Direção Geral/Administração, os Diretores de 1ª Linha e Comerciais/Vendas tenham um incremento salarial médio de 1,6%, enquanto os Administrativos e Operários 1,9%, e Chefias Intermédias e Quadros Superiores 2,1%.

“Estes resultados demonstram a capacidade do turismo gerar mais receita, mais emprego e alargar, cada vez mais, a atividade ao longo do ano e do território, pelo que o Club Survey do Setor da Hotelaria, elaborado pela Mercer, será sem dúvida diferenciador na gestão estratégica e competitividade em matéria dos recursos humanos”, conclui Marta Dias Gonçalves.

De forma a fazer chegar as principais conclusões do estudo a todos os players do setor e a todos os negócios associados, a Mercer está a organizar a apresentação completa do Club Survey do Setor da Hotelaria para convidados da consultora, a realizar em três pontos principais do país (Porto, Lisboa e Algarve). A Mercer conta, ainda, com cinco embaixadores que irão promover o estudo a nível nacional, junto de empresas e entidades associadas ao setor.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos