Num exercício em que todos os negócios de retalho aumentaram, é de destacar o desempenho da Sonae MC e da Worten. Na área de retalho alimentar, as vendas aumentaram 7%, superando pela primeira vez os quatro mil milhões de euros no conjunto do ano. Esta evolução traduziu o crescimento de vendas no universo comparável de lojas, bem como o reforço da rede de lojas de proximidade. A variação numa base comparável foi de 2,8%, valor significativamente superior à inflação do mesmo período (0,7%).
Em termos de aberturas de novas lojas, a Sonae MC terminou o ano com mais 13 Continente Bom Dia, três Continente Modelo e 22 Well’s.
Relativamente ao quarto trimestre, “apesar do comparável difícil de superar”, onde o like for like tinha sido de 3,2%, a Sonae MC foi capaz de atingir um crescimento comparável de 3,6%, impulsionado por valores positivos em todos os formatos, especialmente no segmento de proximidade. No trimestre mais importante do ano, que inclui a época de Natal, registou vendas de 1.146 milhões de euros, crescendo 7,1% face ao período homólogo. “A Sonae MC completou mais um ano de forte desempenho, com um significativo reforço da liderança de mercado. As vendas totais ultrapassaram os quatro mil milhões de euros, com o like for like mais elevado dos últimos dez anos e com todos os formatos a registarem crescimentos like for like positivos, em particular as lojas de proximidade. Este desempenho demonstra claramente que o ajustamento da nossa proposta de valor tem sido bem recebido pelos nossos clientes e dá-nos uma forte confiança para o futuro”, afirma Luís Moutinho, CEO da Sonae MC.
A Sonae Sports & Fashion, por seu turno, terminou um ano “desafiante” com um forte desempenho no quarto trimestre, “acima de valores de referência do mercado”, obtendo um crescimento de 7,8% face aos últimos três meses de 2017 e de 1,9% no ano.
Esta unidade de negócio foi capaz de registar vendas de 104 milhões de euros no quarto trimestre. Com este desempenho, as vendas da Sonae S&F atingiram os 369 milhões de euros em 2018. As vendas online também aceleraram, com fortes níveis de crescimento em todos os negócios, em especial da Salsa. “A Sonae Sports & Fashion recuperou no último trimestre, tendo sido capaz de crescer acima do mercado, e terminou 2018 com uma evolução de vendas positiva nas principais marcas do portfólio, apesar de ter sido um ano bastante difícil para todo o sector”, nota Luís Reis, CEO da Sonae S&F.
Já as marcas da ISRG, a “número dois” ibérica de retalho de desporto, da qual a Sport Zone faz parte, registaram vendas anuais de 610 milhões de euros, num crescimento homólogo de 15,9%, devido sobretudo ao desempenho da Sprinte e da JD.
No quarto trimestre, o aumento foi de 29,1%, para 190 milhões de euros, com uma variação de vendas no universo comparável de lojas de 17,4%, etodas as marcas a registarem crescimentos de dois dígitos.
De realçar que as vendas online das insígnias de retalho da Sonae cresceram cerca de 30%, em 2018, superando os 150 milhões de euros, com uma forte contribuição da Worten, Sonae MC, ISRG e Salsa.