Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Maiores retalhistas do mundo registam forte crescimento
2019-01-23

Os 250 maiores retalhistas a nível global geraram receitas agregadas no valor de 4,53 biliões de dólares, no ano fiscal de 2017 (correspondente ao exercício encerrado até junho de 2018), valor que representa um crescimento de 5,7%, de acordo com o estudo “Global Powers of Retailing 2019” da Deloitte.

As cadeias norte-americanas Walmart, Costco e Kroger lideram os lugares cimeiros deste ranking, à semelhança do ano anterior, registando-se como novidade a subida ao quarto lugar da Amazon, uma conquista impulsionada por uma estratégia competitiva de preços, uma forte aposta no serviço de entregas Prime e pela aquisição da Whole Foods.

Os 10 maiores retalhistas do mundo contribuíram em 31,6% para a receita gerada no ano fiscal de 2017 neste ranking. O crescimento registado pelo Top 10 ultrapassou o crescimento reportado pelos 250 retalhistas neste estudo, com 6,1% e 5,7% respetivamente. No entanto, a margem de lucro líquida total dos 10 maiores retalhistas foi mais baixa quando comparada com o Top 250.

Este cenário deve-se ao facto de oito dos 10 retalhistas trabalharem no retalho alimentar, um sector com margens baixas, que estão permanentemente sob pressão devido ao aumento dos custos, ao baixo poder de fixação de preços imposto pela crescente concorrência e transparência e ao investimento necessário na transformação digital dos negócios.

O retalho alimentar é o que mais contribuiu para o Top 250. As 138 empresas deste sector (55,2% dos retalhistas que compõem o Top 250) geraram 66,2% das receitas do retalho no ano fiscal de 2017. Comparativamente a outros sectores, os retalhistas desta área de atividade têm a maior receita média do retalho (21,7 mil milhões de dólares no período em análise). Apesar de ser o sector que mais contribui para o total de receitas das 250 maiores empresas de retalho, possui tipicamente margens baixas e, como tal, exibe a margem de lucro líquida mais baixa de todas as áreas (1,6% no ano fiscal de 2017).

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos