O grupo alemão Metro confirmou que as vendas “like-for-like” do seu primeiro trimestre subiram 2,3%, com a Ásia (+5,9%) e a Europa Oriental (+6,4%) a apresentarem um bom desempenho.
No entanto, os negócios na Rússia continuaram a apresentar declínio numa base comparável, com menos 2,4%, embora seja uma queda menor do que a verificada nos últimos trimestres.
“No primeiro trimestre de 2018/19, a Metro alcançou o melhor desenvolvimento de vendas ‘like-for-like’ em seis trimestres“, disse Olaf Koch, presidente do conselho e executivo-chefe da Metro. “Quase todos os segmentos contribuíram positivamente para isso. Na Rússia, as medidas implementadas mostraram resultados positivos e as vendas ‘like-for-like’ foram apenas ligeiramente negativas”.
As vendas totais no negócio caíram 0,6%, para oito mil milhões de euros, uma evolução atribuída aos efeitos cambiais negativos na Rússia e na Europa Oriental. O total de vendas em moeda local aumentou 2,1%.
No seu mercado doméstico, a Alemanha, a Metro registou uma queda de 0,2% nas vendas “like-for-like”,o que compara com os 2,3% do ano anterior. Na Europa Ocidental, as vendas subiram 1%.
Para o grupo, o desenvolvimento das vendas no primeiro trimestre esteve em linha com as perspetivas para o ano de 2018/19.