Estudos comprovam que a utilização do logótipo “Produto do Ano” em embalagens e diversos suportes de comunicação tem contribuído, em média, para aumentos de vendas de dez por cento dos produtos vencedores do Grande Prémio de Marketing e Inovação “Produto do Ano”, iniciativa da Peres & Partners.
Os produtos candidatos a “Produto do Ano” são sujeitos a uma avaliação de milhares de consumidores que, não só os elegem, como também comparam qualitativamente os produtos face à sua concorrência na categoria. Assim, o “Produto do Ano” constitui-se como uma valiosa ferramenta de trabalho para as marcas e respectivos gestores em Portugal e afirma-se como uma referência incontestável no mundo da inovação.
Para além do impacto nas vendas, assistiu-se a um reforço da notoriedade dos produtos que surgem ligados à marca “Produto do Ano”, cada vez mais comunicada que, entre Julho de 2005 e Fevereiro de 2007, esteve em 6.700 spots de televisão, correspondendo a mais de 30.000 grp’s.
Nestes três anos, o número de categorias de consumo aumentou 43 por cento e o número de produtos participantes 44 por cento. Além disso, se com os Eleitos de 2005 o Continente realizou uma Feira “Produto do Ano”, já com os Eleitos 2006 assistiu-se a duas feiras dedicadas num período de um ano.
A terceira edição do Grande Prémio de Marketing e Inovação “Produto do Ano” distinguiu 50 produtos inovadores, distribuídos por quatro grupos de categorias (Alimentar, Higiene Pessoal, Higiene do Lar e Diversos) que, durante um ano, vão poder utilizar o logótipo “Produto do Ano”.