As características e o formato são os principais motivadores da compra de telemóveis, segundo um estudo do NPD Group. Os telemóveis em formato de concha continuam a ser os preferidos.
A terceira razão mais citada pelos consumidores na escolha de um telemóvel é o facto de ser uma boa marca. Pelo papel central que o telemóvel ocupa nas comunicações diárias dos consumidores, estes apoiam-se em marcas em que pensam poder confiar.
A idade do consumidor influencia a compra destes equipamentos. Por exemplo, os compradores entre os 18 e os 24 anos procuram um telemóvel com estilo. Já os com 25 a 44 anos escolhem o seu terminal porque tem as funcionalidades que desejam. Neste sentido, os consumidores mais jovens procuram um aparelho aspiracional, onde o design é fundamental, para além da funcionalidade. Os jovens e os de média idade querem um conjunto de características, pelo que o terminal deve apresentar um equilíbrio entre as mais populares e as que também seria agradável dispor. Para os mais velhos, um telemóvel sólido, com as capacidades básicas é o necessário, mas é bom poder apoiar-se na segurança de uma marca.