No âmbito da sua política de responsabilidade corporativa, a Sonae Sierra tem como objectivo tornar-se, em 2008, a empresa do sector de centros comerciais e de lazer com os mais altos níveis e melhores práticas em termos de Segurança & Saúde em toda a Europa.
Até 2020, a Sonae Sierra reduzirá em dez por cento as emissões de gases com efeito de estufa por metro quadrado de área bruta locável, tendo como referência os valores registados em 2005.
A Sonae Sierra identificou nove áreas que representam os desafios e oportunidades de maior significado para o negócio, a curto e médio prazo, nomeadamente as Alterações Climáticas, a Água, os Resíduos, o Uso do Solo, a Cadeia de Negócio (fornecedores e lojistas), as Comunidades (incluindo os visitantes), os Colaboradores, a Segurança e a Saúde. O relatório avalia o desempenho relativo a essas nove áreas, concluindo que foram alcançadas, ou ultrapassadas, 51 por cento das metas de Responsabilidade Corporativa fixadas para 2006. Em 13 por cento das metas não se verificaram progressos, situação que mereceu análise aprofundada e correcções. Nas restantes 36 por cento, registaram-se progressos significativos.
Destacam-se nas metas atingidas a melhoria generalizada dos indicadores-chave de desempenho ambiental e o reforço das acções de formação sobre questões de Responsabilidade Corporativa destinadas não só aos colaboradores, mas também a lojistas e a prestadores de serviços de todos os centros comerciais e de lazer.
A empresa obteve, em 2006, a certificação ISO 14001 para as obras de construção dos projectos concluídos, bem como para mais oito dos seus centros comerciais em operação. Os novos projectos concluídos em 2006 permitiram criar 2.217 novos postos de trabalho nas respectivas comunidades locais.
Para 2007, são estabelecidas 45 novas metas, que reforçam o compromisso de Responsabilidade Corporativa da Sonae Sierra em todas as áreas.
A empresa tem entretanto obtido reconhecimento público da sua acção em matéria de responsabilidade corporativa por entidades externas, de que são exemplo a recente conquista do Prémio ReSource, no âmbito dos prestigiados ICSC Awards 2007, que enaltece o compromisso de longo prazo assumido pela Sonae Sierra em termos de desenvolvimento sustentável, o terceiro lugar no ranking de Responsabilidade Climática Euronatura, a conquista do Prémio ECO, atribuído pela Câmara de Comércio Americana do Brasil, que distinguiu a Sonae Sierra pela sua aposta no Projecto PERSONAE, um ambicioso programa que visa prevenir e minimizar os riscos de segurança e saúde em toda a empresa.
Neste relatório de Responsabilidade Corporativa de 2006, a Sonae Sierra procurou aplicar os Princípios de Elaboração de Relatórios de Sustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI) na definição do seu conteúdo, a fim de apresentar uma descrição equilibrada e relevante do seu desempenho em matéria de sustentabilidade e de contribuir para a transparência e o reconhecimento formal dos resultados alcançados. Foi ainda realizada pela Deloite uma auditoria que permitiu a verificação dos resultados constantes neste relatório.