Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Como será o futuro do transporte de mercadorias na União Europeia pós-Brexit?
2018-04-17

2019 será marcado pela saída do Reino Unido da União Europeia. Apesar de não serem conhecidos, ainda, os reais contornos e consequências desta saída, o Brexit alterará, seguramente, o transporte e a logística a nível europeu.

À espera do resultado e consequências dos acordos, a Dachser antecipa já que a saída do Reino Unido da União Europeia irá implicar que o transporte de bens para o país (assim como a partir deste) se torne, inevitavelmente, mais complexo e demorado. “É importante salientar que esta complexidade afetará não só as importações e exportações diretas, mas também, a rede integrada que a Dachser foi desenvolvendo ao longo de 25 anos de uma União Europeia ‘sem fronteiras’”.

Nick Lowe, managing diretor da empresa de logística no Reino Unido, assegura que para assegurar a gestão das expedições dos clientes, esta continuará a adaptar os processos operacionais e serviços, tanto para cumprir os requerimentos legais, como para dar resposta às forças do mercado. “Continuamos a acreditar que a logística conecta mercados e constrói pontes entre países e que irá continuar a fazê-lo, independentemente do futuro do Reino Unido”, assegura o diretor.

O Governo britânico deixou clara a sua intenção de não permanecer na união aduaneira e no mercado único, o que poderá representar taxas adicionais nas exportações e importações de bens e mudanças nas cadeias de abastecimento, há 25 anos integradas, entre o Reino Unido e a União Europeia. Até que se chegue a algum ponto de decisão nos novos acordos sobre as tarifas aduaneiras e as relações entre os mercados, as empresas de logística não poderão eficazmente iniciar o seu processo de adaptação. É possível que os procedimentos aduaneiros para as trocas entre o Reino Unido e a União Europeia sejam semelhantes aos de países terceiros, como a China, mas também é possível que se adote um processo simplificado.

Como um dos maiores grupos privados do mundo na área da logística e transporte de mercadorias, empregando cerca de 27.450 trabalhadores em 431 filiais em 37 países, a Dachser está a posicionar-se para este cenário de mudança. A multinacional alemã está presente no mercado ibérico através das linhas de negócio Dachser European Logistics, anteriormente Azkar Dachser Group, dedicadas ao transporte terrestre e serviços logísticos integrais, e Dachser Air & Sea Logistics (ASL), que é responsável pelos transportes aéreo e marítimo, oferecendo, ainda, todos os serviços de valor acrescentado inerentes a estas áreas de negócio. Na Europa, a Dachser posiciona-se no transporte rodoviário como uma solução única para todas as necessidades logísticas orientada para a exportação. Os seus serviços incluem armazenamento e soluções de distribuição, encomendas B2B, serviços específicos de carga parcial e total e serviços especializados para a indústria química e bricolage, decoração e jardinagem.

A nível global, em 2016, a Dachser alcançou um volume de negócios de cerca de 5,7 mil milhões de euros. A multinacional alemã processou um total de 80 milhões de expedições, com um volume global de 38,2 milhões de toneladas.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos