Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Empresas de logística antecipam entregas no prazo de 2 horas em 2028
2018-04-13

78% das empresas de logística esperam entregar as encomendas no mesmo dia em 2023 e 40% antecipa a entrega no prazo de duas horas em 2028.

Os dados são do estudo “Future of Fulfillment Vision Study” da Zebra Technologies Corporation, que indica ainda que, para melhor responder às expectativas dos clientes, 76% dos retalhistas recorrem ao inventário das lojas para completar as encomendas online. Além disso, 86% planeia implementar a opção de comprar online e recolher na loja no próximo ano.

As cadeias de abastecimento de próxima geração irão estar equipadas com soluções automatizadas, que permitam entregas mais rápidas, assim como uma melhor precisão e eficiência em termos de custos. O estudo adianta que as tecnologias mais disruptivas serão os drones (39%), os veículos autónomos (38%), a tecnologia wearable e móvel (37%) e a robótica (37%).

Para prevenir os erros na cadeia de abastecimento, nos próximos anos, 49% das empresas irão investir na identificação por radiofrequência (RFID) e em plataformas de gestão de inventário. Apesar de 72% das organizações utilizarem atualmente códigos de barras, 55% ainda recorre a processos ineficientes e com base no papel para capacitar a logística omnicanal. Em 2021, computadores móveis munidos de scanners de códigos de barras serão utilizados por 94% dos inquiridos nos processos de logística omnicanal.

A gestão das devoluções continua a ser um desafio para 87% dos entrevistados, especialmente porque o aumento da velocidade de entrega e das entregas gratuitas corresponde a um aumento na mercadoria devolvida. Sete em cada 10 inquiridos acreditam que cada vez mais retalhistas irão tornar as suas lojas em centros de abastecimento, para acomodar as devoluções.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos