Os bens que os portugueses mais frequentemente compram online são os eletrónicos e tecnologia (26,4%), seguidos pelas férias e passagens aéreas (24,6%). Por seu turno, o produto menos comprado na Internet é o vinho, já que apenas 3,9% dos consumidores o fazem. Há, ainda, 41,1% dos portugueses a preferir comprar medicamentos na sua farmácia e apenas 6,4% opta por fazê-lo online.
Estes são dados do estudo TGI da Marktest, vaga global de 2017, que traz duas novidades: a análise da frequência de compra online versus as lojas físicas e a análise geracional.
Por esta última vertente, consegue-se perceber que os Baby Boomers, com mais de 58 anos, apenas usam o telemóvel para receber e efetuar chamadas e mais de 40% não possui sequer este equipamento. Já a Geração X, entre os 37 e os 57 anos, é a que dá maior importância à relação qualidade/preço nas promoções e a que mais recicla. A Geração Y, entre os 22 e os 36 anos, é que faz mais compras online (70%), que mais viaja de avião e tem smartphones. Finalmente, a Geração Z, até aos 21 anos, é a chamada geração instantânea do Youtube, Instagram, Snapchat e Twitter e, também, a que mais fala inglês.