A gigante chinesa do comércio eletrónico JD.com cresceu fortemente em 2017. As vendas aumentaram 40,3% para os 46,4 mil milhões de euros, com a operação de retalho a crescer 39,5% e os outros serviços a evoluírem 49,9%.
Apesar do crescimento dos custos, para acompanhar o crescimento da empresa – a JD.com investiu mais 39,4% em logística e 46,9% em marketing -, conseguiu apresentar lucros, o que compara com os prejuízos de 2016. No ano passado, o lucro líquido foi de 15 mil milhões de euros.
“A nossa experiência de compra online iningualável continua a moldar o e-commerce chinês, a conquistar consumidores e a potenciar o robusto crescimento de 2017”, afirma Richard Liu, chairman e CEO da JD.com. “À medida que implementamos a nossa visão de vendas a retalho sem fronteiras, estamos a trabalhar com os principais operadores da indústria para construir o ecossistema retalhista mais avançado e completo da China, para chegar aos consumidores onde e quando comprem. No futuro, continuaremos focados no uso da tecnologia, inteligência artificial e Big Data para revolucionar o comércio eletrónico, ao mesmo tempo que tiramos partido da nossa infraestrutura”.
Para o primeiro trimestre de 2018, a JD.com espera que as vendas cresçam entre 30% e 33%.