Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Um quarto dos europeus diz querer pagar com wearables
2018-02-28

Um quarto dos europeus diz querer começar a utilizar os pagamentos contactaless "tap and go" em smartwatches, pulseiras, porta-chaves ou outras formas de pagamentos através de wearables, de acordo com novos dados da Mastercard.

Esta vontade dos europeus coincide com o crescimento dos pagamentos efetuados através de cartões contactless Mastercard e Maestro, mais 145% que no ano anterior, um resultado que reflete a adesão dos europeus a novos métodos de pagamento e que revela confiança na tecnologia contactless. Aliás, a preocupação dos europeus com a fraude nesta forma de pagamento baixou 24 %, em relação ao ano anterior, com a Holanda (-41%), a Espanha (-33%) e o Reino Unido (-31%) a liderarem a queda no que respeita a este tipo de preocupações nos respetivos mercados locais, nos quais os consumidores já utilizam de forma massiva este método de pagamento.

Estes números são revelados numa altura em que a Mastercard e o banco líder na Holanda, o ABN AMRO, apresentaram um piloto para pagamentos através de wearables. O ABN AMRO será, aliás, um dos primeiros bancos a nível mundial a permitir pagamentos através destes dispositivos. Neste projeto-piloto vão participar 500 clientes do banco, de diferentes faixas etárias, e que vão poder testar pagamentos contactless através de wearables como anéis, relógios, pulseiras ou porta-chaves.

Paolo Battiston, vice-presidente executivo de pagamentos digitais e da Mastercard Lab na Europa, destaca que “a confiança dos europeus no contactless é maior do que nunca, o que leva a Europa a ser líder global neste método de pagamento e reflete, também, a procura dos consumidores por soluções inovadoras, como os wearables, que lhes proporcionem maior conveniência e rapidez no ato de pagarem as suas compras. A concretização de projetos-piloto como este que estamos a fazer na Holanda é, também, fundamental para impulsionar a capacitação dos consumidores na economia digital".

A Mastercard tem vindo a trabalhar com diversos bancos em toda a Europa para dar resposta a esta adesão aos pagamentos contactless, uma vez que os comerciantes também estão interessados em evoluir e dar resposta às expectativas dos consumidores ao nível dos pagamentos contactless . Os dados disponíveis mostram que, em toda a Europa, houve um crescimento de 42%, face ao ano anterior, no número de comerciantes que já aceitam contactless, equivalendo a 38% do total das transações efetuadas em loja.

A Holanda foi o país escolhido para o lançamento deste projeto-piloto porque, de acordo com o ABN AMRO, 80% dos terminais instalados nos pontos de venda já aceitam pagamentos contactless e mais de 50% dos pagamentos efetuados são-no através da tecnologia contactless. Yvonne Duits, responsável pela área de pagamentos no ABN AMRO, salienta que "a tecnologia de que dispomos atualmente e a crescente abertura dos consumidores ao contactless tornam este momento adequado para potenciar uma melhor experiência de compras, através de pagamentos com wearables, e aprendermos a pôr de lado métodos de pagamento mais complicados. Este piloto vem, também, demonstrar o compromisso que temos em proporcionar aos nossos clientes soluções de pagamentos mais convenientes e que se adaptam às suas preferências".

O lançamento deste projeto-piloto está em linha com o anúncio feito recentemente pela Mastercard e reforça o compromisso em tornar os pagamentos contactless num standard global nos próximos cinco anos.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos