Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Portugal cresce em vendas e serve de modelo para a expansão do Grupo DIA
2018-02-22

O mercado português continua a ser favorável às contas do Grupo DIA. As vendas brutas sob insígnia cresceram 0,6% em Portugal, alcançando os 852,8 milhões de euros. Desempenho que não foi suficiente para compensar a queda de 3,6% do negócio em Espanha, o que levou a que a região ibérica tivesse retrocedido, como um todo, 3,3%. “2017 foi o primeiro ano em que não cumprimos os nossos objetivos, desde que iniciámos a cotação em bolsa, em 2011. Os resultados ficaram abaixo da previsão que demos em outubro, devido ao maior investimento efetuado nos preços em Espanha, o que impactou as nossas margens, e não pode ser compensado pelos esforços de poupança de custos e benefícios provenientes das nossas alianças comerciais”, analisa Ricardo Currás, administrador do Grupo DIA. “Com a exceção de Espanha, os outros países onde a DIA está presente (Brasil, Argentina e Portugal) alcançaram os objetivos estabelecidos para o ano”, assegura.

2017 foi, segundo o gestor, um ano de transformação e de fecho de ciclo. De 2013 a 2016, o grupo cresceu muito em função de várias aquisições, num processo que teve a sua conclusão no ano passado. “Somos líderes na proximidade, onde temos reinventado o conceito. Estou em crer que encontrámos uma fórmula que vai de encontro a essa visão, com 2018 a ser um ano de crescimento face ao que foi um ano de transformação”, perspetiva.

Globalmente, em 2017, a empresa registou vendas brutas sob insígnia de 10.334 milhões de euros, 1,5% mais em moeda local que em 2016. O avanço das vendas nos mercados emergentes foi de 10,8% (21,5% na Argentina e 14% no Brasil), o que mitigou a descida no mercado ibérico. Não obstante, no último trimestre, o desempenho desta região foi já positivo, segundo assegura o grupo retalhista. Na Argentina e no Brasil, continuou a ganhar quota de mercado, detendo agora, respetivamente, 14,1% e 7,8%.

O resultado líquido ajustado situou-se nos 271 milhões de euros, 19,2% menos que no ano anterior. O lucro líquido atribuído caiu 38%, para os 109.6 milhões de euros, devido aos resultados negativos das operações descontinuadas na China em 2017. Questionado sobre a sua eventual demissão face ao não cumprimento dos objetivos, Ricardo Currás nega essa possibilidade. “Não me demito apesar dos resultados menos favoráveis, perda de margens e redução dos dividendos. Na bolsa espanhola, somos os únicos retalhistas, logo a comparação é difícil. São mais de mil milhões de euros atribuídos aos nossos acionistas. Estou comprometido com o plano da companhia e o ano de 2017 reflete esse compromisso de ter o melhor preço do mercado. Estou muito satisfeito com o desempenho da empresa e acredito que o futuro vai ser brilhante”.

Considerando apenas as vendas numa base comparável, o desempenho do mercado ibérico foi já positivo, aumentando 0,3%. Como um todo, o crescimento numa base comparável foi de 3,4%. De acordo com o grupo, no quarto trimestre, as vendas comparáveis melhoraram tanto na Ibéria como nos mercados emergentes, respetivamente, 1,1% e 8,3%.

O grupo liderado por Ricardo Currás atribui a descida das vendas no seu mercado de origem à redução, em 3,9%, da superfície de venda. O volume de negócios ficou-se, assim, pelos 5.737 milhões de euros. Na segunda metade do ano, a decisão de baixar os preços permitiu, segundo a empresa, recuperar a competitividade na insígnia Dia, o que lhe possibilita “começar o ano com uma boa situação”. “Apesar da atrativa política de preços levada a cabo, a insígnia Dia conseguiu umas margens de EBITDA ajustado de mais de 8% em Espanha, enquanto que a La Plaza de Dia e a Clarel continuam a aumentar a sua margem operacional”, detalha o gestor. De referir que a Clarel obteve vendas brutas sob insígnia no valor de 358 milhões de euros, 2,6% mais que no exercício anterior.

O grupo destaca os projetos levados a cabo no ano passado, designadamente os avanços na sua digitalização, com programas como o Nexus by Dia, uma plataforma de inovação e procura de talento, que potenciou um aumento de 2,5% no investimento em tecnologia, assim como o reforço da aliança com a Amazon. Para além de Madrid, esta parceria já está presente, através do Amazon Prime Now, em Barcelona e Valência. As vendas online em Espanha alcançaram os 58 milhões de euros e, no final do ano, representavam já 10%. O objetivo para 2020 é crescer para os 120 milhões de euros. “A nossa ambição é liderar comércio eletrónico em Espanha e Portugal”, assevera mando Sanchéz, diretor executivo de Portugal, Corporativo e Serviços.

Ora, em Portugal, o grupo ainda não tem operação de e-commerce, o que poderá deixar de ser verdade em breve. De acordo com io responsável pelo mercado português, o grupo vai abrir novas lojas de todos os formatos em Portugal, estando para breve a inauguração oficial do espaço no Mercado de Santos, em Lisboa. Aquela que é a primeira loja Minipreço Family na capital já está em funcionamento. Este ponto de venda, onde também está um espaço Clarel, poderá ser a base da operação de e-commerce em do grupo em Portugal. “Mas não vamos adiantar datas nem prazos. 2018 será um ano de expansão, de vários formatos detidos e comercializados em Portugal”, confirma Amando Sanchéz.

O grupo reitera, então, os objetivos de se tornar no segundo retalhista de base alimentar no mercado ibérico, ao fortalecer a liderança no formato de discount de proximidade, participar na consolidação do mercado e liderar o espaço de e-commerce alimentar. Nos mercados emergentes, a meta é alcançar o terceiro lugar em cada uma das geografias. “2018 será um ano de recuperar margens, mas o compromisso de ter os melhores preços do mercado vai continuar a manter-se”, assegura.

Em Espanha, o grupo garante não pretender encerrar mais lojas Dia e, em contrapartida, irá abrir novos supermercados e lojas Clarel, com a tónica a estar colocada claramente no conceito de proximidade e nas suas marcas próprias, através das novas insígnias como a Dia Go. Ricardo Currás adianta que “as novas categorias destas lojas valem 15% a 20% das vendas e são um forte motivo de atração de clientes, que ali podem comprar o pequeno-almoço cerca de 50% mais barato que a média do mercado, com sumo, fruta e pastelaria”.

Em Portugal, que registou o segundo ano consecutivo de crescimento, o grupo tem fortes expectativas também na transformação do conceito de proximidade. Até porque, de acordo com Ricardo Currás, o conceito desenvolvido e testado em Portugal será a base da expansão Dia Go em Espanha. Para já, são sete as lojas Minipreço Express, conceito que vai crescer em 2018 através da abertura de novos pontos de venda e da transformação de outros. Porto é uma localização garantida por Amando Sanchéz, embora o grupo pense na sua expansão a nível nacional. “Vamos aumentar o investimento em Portugal, sobretudo para ampliar o número de espaços. Mais de 25 milhões de euros serão aplicados na remodelação do parque de lojas em Portugal, atingindo mais de 100 pontos de venda”.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos