Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Quota da Amazon no mercado de brinquedos continua a crescer
2018-02-15

A Amazon foi responsável por cerca de 3,7 mil milhões de euros em vendas de brinquedos nos Estados Unidos da América durante 2017. Isto representa um aumento de 12% em relação a 2016, de acordo com o relatório "Toys On Amazon: 2017 Review" da One Click Retail.

O maior retalhista de brinquedos do país, a Toys 'R' Us, declarou insolvência em 2017, enquanto a quota de mercado da Amazon continuava a crescer. A gigante online agora é responsável por aproximadamente um em cada seis dólares gastos em brinquedos no mercado norte-americano, de acordo com dados.

As categorias de brinquedos mais disruptivas de 2017 – e as que provavelmente serão tendência para 2018 – incluem a robótica e o chamado Active Play. Em 2017, a categoria de brinquedos robóticos cresceu 32%. Embora seja uma categoria relativamente pequena, com apenas 50 milhões de dólares em vendas estimadas, os dois brinquedos mais vendidos no ano passado foram os robots inteligentes para crianças Cozmo da Anki e Lego Mindstorms EV3.

Já a categoria de brinquedos de crescimento mais rápido de 2017 foram os brinquedos para ar livre e desportivos (Active Play), com um aumento de 46%. Esta é uma contraposição às tecnologias touch screen que tendem a dominar a indústria dos brinquedos e sugere que os pais estão a fazer um esforço para incentivar mais atividades físicas, de acordo com o estudo.

No entanto, as vendas de brinquedos durante janeiro na Amazon.com dapontam para o retorno dos brinquedos tradicionais. A última tendência é uma nova interpretação da boneca tradicional L.O.L Surprise! (versão grande), que se classifica como o melhor brinquedo de janeiro e ajudou a impulsionar o crescimento em 23% nas bonecas/brinquedos para meninas em 2017. "Dos cinco melhores brinquedos na Amazon em janeiro, quatro são estritamente não digitais e nenhum deles envolve tecnologias de robótica ou touch screen", afirma Nathan Rigby, vice-presidente da One Click Retail. "Se isso sinaliza uma grande mudança no mercado de brinquedos ou é apenas uma paralisação temporária no domínio da robótica e ecrãs ainda está por determinar".

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos