Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Adoção de uma estratégia omnicanal permite ao retalho ganhos de 30%
2018-02-15

Antes de 2019, metade dos retalhistas terão adotado uma plataforma omnicanal, indica a consultora IDC, que destaca que esta estratégia será fundamental para permitir aos operadores aumentar os seus lucros em 30%.

O estudo defende que a omnicanalidade é imprescindível para reduzir a pressão promocional e minimizar os custos com o stock e de operações. A IDC aconselha, além disso, a incorporação da inteligência artificial.

O novo consumidor deseja que as empresas sejam relevantes, tanto no âmbito social como no digital. “Mais de metade dos consumidores esperam uma execução perfeita como motivo para a sua fidelização”, indica a IDC. Para responder a esta exigência, o investimento em tecnologia no sector do retalho aumentará 20%.

Favorecer uma experiência completamente transparente e amigável será outra das tendências no sector do retalho. “Durante esse ano, irão popularizar-se as soluções desenhadas para oferecer informação sobre o produto sem ter que perguntar diretamente ao staff, capacitadas para criar campanhas de marketing dinâmicas, definidas para um público-alvo concreto e que permitam mostrar o produto mais adequado segundo as condições meteorológicas, entre outras possibilidades”, analisa a Beabloo, especialista em inteligência artificial aplicada ao sector do retalho.

A tomada de decisões preditiva e automatizada no sector do retalho já é uma realidade, para permitir que as compras sejam mais fáceis e intuitivas. Dentro do ponto de venda, a inteligência artificial faz com que os consumidores estejam mais satisfeitos. Concretamente, a IDC apurou que a inteligência artificial provoca níveis de satisfação dos clientes aumentem 20%.

A presença de chatbots será cada vez mais comum no sector e, em 2021, pelo menos 10% das cadeias de retalho terão assistentes digitais, que começarão a implantar-se nos supermercados e grandes superfícies de grande consumo.

A IDC avança ainda que, em 2019, 40% dos retalhistas terão começado a impulsionar a transformação do seu negócio para poder oferecer uma experiência omnicanal completa, que unirá os espaços físicos e digitais.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos