Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

8 aplicações de inteligência artificial com impacto no retalho
2018-02-02

O retalho é um dos sectores que mais poderá beneficiar das vantagens da inteligência artificial, tanto do lado do cliente como do produto. A consultora Cognodata identificou oito aplicações de inteligência artificial, que terão impacto real no negócio do sector.

A começar pela ajuda na decisão de compra, através da sugestão de produtos e da oferta de informação personalizada em tempo real, no momento em que o cliente está a tomar essa decisão de compra. Os assistentes digitais nas lojas físicas e online ou os chatbots para ajudar o cliente a localizar um produto são exemplos práticos destas aplicações.

A inteligência artificial permite também converter o processo de compra para algo mais simples e rápido. A possibilidade de evitar as filas para pagamento, como está a fazer a Amazon com as suas lojas Amazon Go, através de apps e inteligência artificial, é já uma realidade. A digitalização do cliente na loja física, com o objetivo de integrar ambos os canais e obter experiências enriquecedoras, é outro elemento interessante para o retalho. Os sistemas de inteligência artificial permitem oferecer informação prévia, como a disponibilidade dos produtos e de envio.

Outra aplicação é a criação de tendências de consumo, ao dotar os colaboradores das lojas de tablets que permitem conhecer o comportamento dos clientes em tempo real e mover os stocks e realizar promoções em função dos gostos e necessidades das pessoas que estão naquele momento no ponto de venda. O sector da moda, por exemplo, está a fazer grandes avanços nesse sentido.

A inteligência artificial permite também fazer o seguimento da jornada de compras do cliente, ao englobar desde a personalização do website em tempo real, quando aquele está a navegar, através de uma série de recomendações de produto personalizadas, ou assegurar uma resposta efetiva e imediata dos centros de atendimento ao cliente de forma digitalizada.

No caso da gestão de inventário, a inteligência artificial tem várias vantagens, permitindo a previsão da procura e do abastecimento. A automatização da área de compras ou o tracking do cliente na loja são outras possibilidades. O sistema inteligente é capaz de saber se falta stock na loja e gerir de forma automática as encomendas diretamente com os fornecedores.

Em termos do cliente, propriamente dito, podem dar-se grandes passos com a inteligência artificial, em relação à identificação do cliente omnicanal, vinculando o consumidor que visita a loja física com o digital que se move nas redes sociais.

Além disso, a inteligência artificial está a ajudar a saber qual o sortido ótimo da loja e a identificar prazos de validade dos diferentes produtos para reduzir os preços em tempo real e permitir o seu escoamento. Tudo é automático e no imediato. Os robots nas lojas permitem fazer o scan do inventário físico em tempo real ou ler as etiquetas para identificar incorreções.

Finalmente, os sistemas inteligentes podem contribuir na gestão de queixas e reclamações dos clientes em diferentes canais, desde a própria loja física ao call center ou interações nas redes sociais.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos