Mercadona, DIA, El Corte Inglés e Inditex escalam entre os gigantes de comércio globais
Alguns dos principais grupos de retalho espanhóis ganharam terreno aos gigantes da distribuição global. Inditex, Mercadona, El Corte Inglés e DIA subiram posições no Global Power of Retailing 2018, elaborado pela Deloitte.
A Inditex aparece, pela primeira vez, entre os 40 maiores retalhistas do mundo. A dona da Zara subiu cinco posições, situando-se agora no 38.º lugar. Com um volume de negócios na ordem dos 23.311 milhões de euros em 2016, esta é a primeira vez que o grupo está no top 40.
Já a Mercadona, após o retrocesso na edição anterior, avançou também uma posição na lista, passando do 48.º para o 47.º posto. A empresa dirigida por Juan Roig faturou 19.802 milhões de euros em 2016, 3,9% mais que no ano anterior.
Por seu turno, o El Corte Inglés, que tinha descido várias posições nos últimos anos, avançou agora um lugar para o 71.º. A DIA também subiu uma posição e é 98.ª.
Na classificação das 250 maiores empresas de retalho do mundo situa-se também o Grupo Eroski, que permanece em 168.º lugar.