Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Ativos africanos da Steinhoff listados separadamente da empresa-mãe
2017-05-31

A Steinhoff International Holdings planeia listar os seus ativos africanos separadamente, depois do falhanço da negociação de fusão com a Shoprite Holdings.

A empresa anunciou que vai listar empresas como a retalhista de moda Pepkor e a cadeia de móveis JD Group na bolsa de valores de Joanesburgo, cerca de 18 meses depois de mudar a sua listagem principal para Frankfurt.

A mudança reflete a transformação da empresa-mãe num gigante global do retalho, com cerca de dois terços da sua receita gerada fora de África, uma proporção que está a crescer após a Steinhoff, no ano passado, ter gasto mais de três mil milhões de dólares em aquisições no Reino Unido, Estados Unidos da América e Austrália. A listagem destina-se a criar valor para os investidores, incluindo o bilionário Christo Wiese, depois de uma queda de cerca de 10% nas ações desde que as negociações com a Shoprite terminaram em fevereiro.

A separação planeada é "uma progressão natural" para a Steinhoff após a sua expansão, informou a empresa em comunicado. Christo Wiese, de 75 anos, tornou-se o maior acionista da Steinhoff quando vendeu a Pepkor à empresa por 4,8 mil milhões de dólares, em 2014. É também o maior investidor da Shoprite e esteve no centro das negociações combinadas entre as duas empresas.

Além da Pepkor e JD, os ativos africanos da Steinhoff incluem o especialista em calçado desportivo Tekkie Town e as lojas de móveis Poco. As vendas combinadas para os negócios da empresa no continente foram de 4,3 mil milhões de euros nos 12 meses até setembro.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos