A rentabilidade dos retalhistas europeus irá diminuir se falharem na adaptação do seu modelo de negócio, à medida que os clientes se movem para o online, alega a Moody’s.
A agência de notação financeira espera que as vendas anuais online cresçam 12% em 2017-2018, enquanto as vendas nas lojas físicas irão contrair. Nos próximos cinco anos, o online irá presentar quase 20% das vendas a retalho no Reino Unido e 15% na Alemanha e em França. “A rentabilidade irá diminuir nas empresas que falharem a adaptar-se e, como resultado, o seu rating”, diz a Moody’s.
A agência nota que os serviços “click and collect” são uma parte importante e crescente da proposta de valor do online, especialmente no retalho de moda. Como resultado, as lojas com menor desempenho tenderão a fechar, de modo a proteger a rentabilidade e qualidade de crédito das restantes.
A nível europeu, as compras de bens alimentares pela Internet ainda estão abaixo da média, mas a Moody’s sublinha que os vários segmentos de retalho atingem a maturidade online em ritmos distintos.