Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Apenas um em quatro projetos de IoT alcança pleno sucesso
2017-05-31

De acordo com previsões da IDC, a base instalada de dispositivos da Internet das Coisas (IoT), a nível mundial, terá um crescimento dos 14.900 milhões contabilizados no final de 2016 para mais de 82.000 milhões em 2025.

Apesar deste crescimento exponencial, 60% das iniciativas de IoT param na fase de aprovação do conceito (PoC, Proof of Concept) e apenas 26% das empresas são consideradas um completo sucesso, enquanto um terço de todos os projetos concluídos não se classificam como bem-sucedidos.

Esta é a principal conclusão do novo estudo realizado pela Cisco, no qual foram entrevistados 1.845 profissionais de TI e diretores executivos dos Estados Unidos, Reino Unido e Índia de diversos sectores. Todos os entrevistados trabalham para organizações que estão a implementar ou já concluíram iniciativas de IoT, tendo também todos eles participado na estratégia ou direção de, pelo menos, uma dessas iniciativas de IoT.

Fatores humanos como a cultura, organização e a liderança são fundamentais. Na verdade, três dos quatro fatores-chave para o sucesso dos projetos de Internet das Coisas estão relacionados com as pessoas e o respetivo trabalho. A colaboração entre o departamento de TI e as linhas de negócio é um fator de sucesso, referido por 54% dos inquiridos. A cultura tecnológica é considerada um fator-chave para 49% e a experiência na Internet das Coisas, tanto internamente como através de acordos externos, foi selecionada em 48%.

60% dos entrevistados acreditam que, embora as iniciativas da IoT parecessem simples no papel, tornaram-se complicadas mais tarde. As principais barreiras citadas durante todas as fases do projeto são o tempo para concluir e a limitação de experiência interna (qualidade dos dados, integração da equipa, superar o que estava planeado inicialmente).

O estudo indica que as organizações com maior sucesso das iniciativas IoT foram apoiadas por ecossistemas de parceiros em cada fase do projeto, observando desde o planeamento estratégico até relatórios e resultados após a entrada em produção.

73% dos inquiridos estão a utilizar dados dos projetos IoT já concluídas para otimizar o negócio. Os três principais benefícios referidos são o aumento da satisfação do cliente (70%), as melhorias operacionais (67%) e a maior qualidade dos produtos ou serviços (66%). Além disso, o aumento da rentabilidade é o principal benefício não esperado (39%).

64% dos inquiridos afirmam ter aprendido com iniciativas de IoT estancadas ou falidas para acelerar o investimento da sua organização.

Apesar dos desafios, muitos dos entrevistados estão otimistas sobre o futuro da IoT, uma tendência que ainda está no início da evolução. Assim, 61% acredita que estamos apenas no começo do que a IoT pode fazer pelo seu negócio.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos