Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

DIA vai sair da China
2017-05-18

O Grupo DIA põe fim à sua presença na China, onde não conseguiu vingar face à concorrência dos operadores online, avança o El Economista.

Já em 2013, o grupo retalhista espanhol viu-se forçado a fechar as 160 lojas que tinha em Pequim e liquidar a sua filial. Agora, está a preparar a sua saída de Xangai, a única cidade chinesa onde mantinha presença. A empresa dirigida por Ricardo Currás conserva nesta cidade 379 supermercados, a grande maioria destes franquiados.

Na apresentação dos resultados relativos ao primeiro trimestre, a DIA confirmou que “abriu um processo para explorar alternativas estratégicas ao seu negócio na China”, embora tenha decidido “descontinuar a atividade”. No fecho do último exercício, a empresa registou um buraco contabilístico de 45,4 milhões de euros no país.

Em concreto, a DIA tem duas filiais na China: a Xangai Dia Retail, empresa responsável pela gestão da rede, e a Dia Tian Tian Management Consulting Services, uma consultora. Em 31 de dezembro de 2016, a primeira contava com capital próprio negativo em 43,1 milhões de euros e a segunda em 2,32 milhões de euros.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos