Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Carrefour quer aumentar o limite de idade para o seu CEO
2017-05-18

O Grupo Carrefour pretende aumentar a limitação de idade para a posição de CEO, de 70 para 75 anos, pedido que vai ser feito na próxima assembleia de acionistas, em meados de junho.

De acordo com a agência Reuters, o objetivo é dar a vários dos seus atuais membros de diretoria a oportunidade de se tornarem presidente, assim que haja a divisão do cargo atual em posições separadas de CEO e de presidente.

O conselho de administração do Carrefour Group tem atualmente 17 membros: Abilio Diniz tem 80 anos, Amaury de Cèze tem 71, Philippe Houzé e Bertrand de Montesquiou têm 69 e Bernard Arnault, Georges Ralli e René Brillet têm 68.

O Carrefour recusou comentar as informações.

O aumento do limite da idade não significa que Georges Plassat vá permanecer como líder. O seu mandato termina em 2018, mas indicou que queria ter o sucessor ao seu lado um ano antes, para ajudá-lo com os detalhes da função. Quando se olha para a bolsa de valores francesa CAC40, Georges Plassat é de longe o CEO com o salário mais alto: no ano passado, ganhou 9,73 milhões de euros, o dobro da média.

A Reuters acredita que o seu sucessor pode ser revelado durante a mesma reunião de acionistas. Georges Plassat sempre disse que preferia um candidato interno, para evitar uma "rutura com a estratégia atual", mas isso é contrário ao que os maiores acionistas (a família Houzé - Galerias Lafayette, Bernard Arnault - LVMH, Abilio Diniz – ex-Grupo Pão de Açúcar) parecem preferir.

Pascal Clouzard (CEO Carrefour Espanha), Alain Caparros (que em breve irá deixar a Rewe) e Hubert Joly (CEO da American Best Buy) estão aparentemente em linha para a posição.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos