Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Vendas do Lidl crescem 9,4% em Espanha
2017-05-18

A cadeia de supermercados Lidl voltou a assinalar mais um bom exercício em Espanha, após aumentar as vendas em 9,4% no ano passado (findo a 28 de fevereiro de 2017) e elevar a sua receita para 3.335 milhões de euros.

Embora este crescimento esteja abaixo dos 12,4% alcançados em 2015, apresenta-se como um dos melhores registos da cadeia no mercado vizinho, que já é classificada como a quinta empresa no sector de bens de consumo que mais vende, com uma quota de mercado 4,1% em valor, de acordo com a Kantar Worldpanel. Além disso, a subsidiária da empresa alemã aumentou a sua participação em 0,2 pontos (para 4,3%) no primeiro trimestre, dados que consolidam a insígnia como um destino de compras cada vez mais diversas, com 3,5 milhões de clientes.

A chave para este crescimento foi a variedade de produtos frescos, que aumentou 11,8% no ano passado e que tem servido para aumentar a frequência de compra dos seus clientes, como observou Miguel Paradela, diretor geral de compras do Lidl Espanha. A variedade de perecíveis já representa mais de 30% do volume total de negócios da empresa.

Além disso, o Lidl sustenta os seus bons resultados "numa estratégia orientada ao cliente, um sortido pequeno otimizado e uma obsessão com a eficiência. Tudo isto sem deixar de ter o foco na liderança de preços, com o máximo de resultados em proporcionar a melhor qualidade com o melhor preço", disse o diretor financeiro, Ferrán Figueras.

O Lidl atinge este objetivo através do volume total das compras, o que permite obter sinergias graças a uma gama de 1.900 referências. Nos últimos cinco anos, esta gama aumentou em cerca de 600 referências, com mais produtos frescos, biológicos locais ou em resposta a novas exigências dos consumidores.

A empresa também justificou este crescimento com um grande investimento no país. Em 2016, investiu 368 milhões de euros, elevando o desembolso total do grupo, em Espanha, para 2.600 milhões desde a sua chegada em 1994. Este investimento foi destinado principalmente a dar continuidade ao processo de regeneração comercial e a uma expansão sustentável, que tem acompanhado a evolução do modelo de negócio, levando a uma quarta geração de supermercados, cujo máximo expoente é a sua loja de Coslada (Madrid). No ano passado, a cadeia abriu 39 supermercados, sobretudo como resultado de reformas de centros existentes e transferências para novos locais comerciais, pelo que o seu saldo líquido de aberturas totalizou apenas cinco unidades. No entanto, o Lidl aumentou em 30 mil metros quadrados a sua área comercial, para 560 mil metros quadrados.

O grupo contempla, para 2017, um investimento superior a 300 milhões de euros e um número semelhante de aberturas, entre 30 a 40 novas lojas.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos