O indicador de confiança dos consumidores portugueses está em máximos de 20 anos e o indicador de clima económico mantém a trajetória de crescimento. Também o sentimento económico na União Europeia (EU) está em alta.
De acordo com dados do Instituto Nacional Instituto Nacional de Estatística (INE), o indicador de confiança dos consumidores está em alta desde setembro, tendo apresentado em abril o valor mais elevado desde outubro de 1997. O resultado prende-se sobretudo com as expectativas relativas à evolução do desemprego e da situação económica do país e resulta de um contributo positivo de todas as componentes.
Já o indicador de clima económico tem mantido a trajetória ascendente desde janeiro até abril, após ter diminuído nos três meses precedentes. Segundo o INE, houve subidas nos indicadores de confiança na indústria transformadora, na construção e obras públicas, no comércio e nos serviços.
Também na Europa o indicador de sentimento económico (ISE) está em alta. De acordo com dados da Comissão Europeia, o ISE atingiu os 109,6 pontos na Zona Euro e os 110,6 pontos na União Euyopeia em abril, novos máximos desde 2007.
A Comissão Europeia revelou ainda que o indicador que mede o clima de negócios na Zona Euro subiu 0,26 pontos para os 1,09 em abril, por comparação com março.