34% dos consumidores portugueses sabem exatamente quanto gastam com os seus encargos fixos por mês, uma percentagem superior a 2016 (25%).
Paralelamente, 41% dos portugueses sabem com exatidão qual o seu rendimento mensal fixo, à semelhança do ano anterior. Estas são conclusões do mais recente estudo do Cetelem, que analisa anualmente a literacia financeira dos portugueses.
Existem ainda consumidores que, apesar de não saberem exatamente os valores das suas despesas e dos seus rendimento fixos mensais, referem ter um conhecimento aproximado de quanto gastam (50%) e de quanto ganham (42%) por mês.
Este ano, verifica-se também uma ligeira diminuição dos consumidores que não sabem de todo quais os seus gastos fixos (16%, face a 19% em 2016) e quais os seus ganhos fixos (17%, face a 20% em 2016) todos os meses. “O aumento da perceção das despesas mensais é um sinal positivo, indicando que mais consumidores têm exata noção de quais são os seus encargos. No entanto, esta percentagem ainda não é significativa. Para uma melhor gestão do orçamento familiar é essencial que se conheça tanto o valor do rendimento como das despesas e consideramos importante que cada vez mais portugueses tenham estes dois fatores em consideração”, explica Leonor Santos, diretora de Compliance e Jurídico do Cetelem.