Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Previsões otimistas para o comércio mundial
2017-05-02

A Organização Mundial do Comércio (OMC) prevê que o sector do comércio vá crescer 2,4% em todo o mundo em 2017. No entanto, a entidade sublinhou que a incerteza a curto prazo da economia e da política aumenta o risco de previsão, de modo que o valor está dentro de um intervalo de 1,8% a 3,6%.

A imprevisibilidade da evolução da economia mundial num futuro próximo e a incerteza sobre as medidas a serem tomadas pelos governos em matéria de políticas monetárias, fiscais e comerciais aumentam o risco de contenção da atividade comercial. A subida da inflação, que resulta num aumento nas taxas de juros, endurecimento das políticas fiscais e imposição de medidas comerciais restritivas são fatores que poderiam retardar o crescimento do comércio ao longo dos próximos dois anos.

Assim, em 2017, vai-se registar um aumento depois do crescimento muito fraco de 1,3% em 2016. Este ano, também será acelerado o crescimento do PIB mundial para 2,7% face aos 2,3% no ano passado. Pela primeira vez desde 2001, em 2016, a relação entre o crescimento do comércio e o crescimento do PIB caiu para menos de 1: 1.

A desaceleração nas economias de mercado emergentes contribuiu grandemente para a fraqueza do crescimento do comércio em 2016, mas espera-se que estes países vão novamente registar um crescimento modesto em 2017.

Os dados sobre pedidos de exportação e transporte marítimo de contentores têm sido bons nos primeiros meses de 2017, mas a recuperação pode ser prejudicada por distúrbios relacionados com a política comercial.

"Se os encarregados pela formulação de políticas tentam lidar com a perda de postos de trabalho nos seus respetivos países, impondo severas restrições à importação, o comércio não pode contribuir para impulsionar o crescimento e pode mesmo representar um obstáculo à recuperação", alerta o diretor geral da OMC, Roberto Azevêdo.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos