Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Portugueses recorrem à família e ao banco em caso de dificuldades financeiras
2017-04-17

Confrontados com a necessidade de pedir um empréstimo para enfrentar dificuldades financeiras, os portugueses optam por recorrer à família (45%) ou ao banco (32%).

Segundo dados do estudo do Cetelem sobre literacia financeira, esta tendência mantém-se de ano para ano, com os portugueses a reiterar, sobretudo, a sua preferência por pedir dinheiro emprestado à família em caso de necessidade.

Além da família e da banca, alguns portugueses optam por pedir dinheiro emprestado a instituições de crédito especializadas (7%), a amigos (5%) e, de forma residual, há também quem recorra aos colegas de trabalho (2%). Ainda que ambos os géneros optem por pedir dinheiro à família, em primeiro lugar, as mulheres (51%) demonstram uma propensão superior aos homens (38%) para o fazer.

Ao nível etário, todas as gerações colocam a família como primeira opção para pedir um empréstimo, à exceção dos indivíduos entre os 35 e os 44 anos e entre os 45 e os 54 anos, que preferem o banco.

O estudo revela ainda diferenças entre as principais metrópoles do país. Enquanto em Lisboa se recorre mais ao banco (51%) do que à família (27%), no Porto favorece-se a família (39%) em relação ao banco (31%) como escolha preferencial para pedir um empréstimo.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos