Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Campanhas promocionais de supermercados diminuem
2017-04-17

O nível de gasto dos consumidores em promoções nos supermercados do Reino Unido está agora no seu nível mais baixo em 11 anos, de acordo com dados divulgados pela Nielsen.

A empresa de pesquisa descobriu que, nas quatro semanas que terminaram em 25 de março de 2017, pouco mais de um quarto (26%) dos gastos com supermercados no Reino Unido foi em produtos que oferecem cortes temporários de preços, ou "multibuys", que foi o menor nível registrado desde 2006.

A redução do gasto promocional está a ocorrer em todas as categorias, no entanto, é mais pronunciada na marca de distribuição, onde apenas 18% do gasto foi em itens promocionais, no ano passado, do que marca de fabricante (41%).

"O nível de gastos promocionais voltou a níveis não vistos desde antes da crise económica de 2008/09", disse Mike Watkins, diretor de retalho e visão de negócios da Nielsen no Reino Unido.

"Nos últimos anos, cerca de um terço da conta típica de compras em supermercados está a ser feita em itens promocionais. No entanto, para serem mais competitivos em termos de preços, os supermercados transformaram as reduções temporárias de preços em cortes permanentes, de modo que há menos atividade promocional, já que muitos preços são mais baratos durante todo o ano".

Watkins também observou que houve uma mudança de dispositivos promocionais como "multibuys" para "cortes de preços mais simples, o que está em sintonia com as necessidades do cliente para tornar mais fácil gerir o seu gasto em cesto".

De acordo com Nielsen, a despesa de ano a ano nos supermercados britânicos nas quatro semanas até 25 de março caiu 2,6% em relação ao mesmo período do ano passado, devido à Páscoa ocorrer mais tarde este ano.

Verificou-se que Aldi (+ 12,6% no mesmo período do ano anterior) e Lidl (+ 10,5%) foram os melhores do período, seguindo-se Iceland (+ 5,2%) e Marks & Spencer (+ 2,6%).

"Olhando para o futuro, o crescimento do supermercado virá da exploração da tendência de compras ‘pouco e muitas vezes’, da inovação de produtos, incluindo marca de fabricante e comida ‘to go’, além do maximizar das vendas durante eventos sazonais como a Páscoa", disse Watkins.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos