Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Garland quase duplica transporte aéreo de bens para fora do país
2017-04-17

Em apenas dois anos, a Garland transportou com destino à exportação mais 89% de carga, valores bastante diferentes do que apresenta o mercado no geral.

O transporte aéreo de mercadorias para exportação tem vindo a diminuir em Portugal. Segundo dados da IATA – CASS (Cargo Account Settlement Systems), em 2016, foram transportadas para o estrangeiro aproximadamente 41.684 toneladas, menos 0,3% que no ano anterior e menos 1,4% que em 2014. Números que, de acordo com a Garland, não surpreendem tendo em conta a desaceleração das exportações para mercados como Angola ou Brasil.

Em contraciclo, este negócio regista um crescimento significativo no grupo. Em 2014, a Garland transportou mais de 403 toneladas via aérea para fora do país e no ano seguinte viu este negócio crescer em 60%, com mais de 644 toneladas transportadas. Em 2016, o transporte aéreo foi responsável pelo trânsito de mais de 763 toneladas para exportação, mais 18,5% que no ano anterior e 89% que dois anos antes. “Há cerca de dois anos e meio, a Garland começou a registar um crescimento significativo no transporte aéreo de mercadorias para o estrangeiro, suportado no aumento das exportações para mercados em que este tipo de transporte é privilegiado. Entretanto, a desaceleração nas exportações portuguesas para mercados como o angolano e o brasileiro tem sido compensada pelo aumento do transporte de peças de vestuário penduradas”, explica Peter Dawson, presidente do conselho de administração do Grupo Garland.

De salientar que, em 2016, as empresas do sector do vestuário exportaram 3.102,3 milhões de euros, o que representa um crescimento de 8% face ao ano anterior. Com uma oferta de soluções globais e integradas de transportes rodoviário, marítimo e aéreo, a Garland movimentou sensivelmente 1.150 toneladas, 66% das quais com destino a exportação, entre os principais aeroportos de todo o mundo.

Além de carga convencional, o departamento aéreo da Garland permite o transporte de peças de vestuário penduradas e de mercadoria perigosa (ADR), dando ainda resposta aos clientes que necessitam do modelo "just-in-time", serviço 24/7, entregas porta-a-porta e acompanhamento via "track & trace". No conjunto de serviços oferecidos, destacam-se os voos diários de grupagem para Madeira, Açores, Canárias e Baleares, o tratamento de processos de desalfandegamento e o seguro das mercadorias.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos