Estudo da Lexmark revela que negócios europeus arriscam mais de 100 mil euros deixando documentos importantes nos tabuleiros das impressoras
De acordo com um novo estudo levado a cabo pela Lexmark, os empregados de escritório em toda a Europa estão a colocar em risco as suas carreiras, a sua reputação pessoal e até mesmo a própria empresa, simplesmente por deixarem documentos confidenciais nos tabuleiros das impressoras.
Quase três terços (64%) dos entrevistados admite ter deixado ou encontrado documentos confidenciais no tabuleiro da impressora do seu escritório pelo menos uma vez. Cerca de oito em cada dez (78%) admitem estar preocupados com a segurança dos seus documentos impressos.
Quando questionados quanto às consequências pessoais de deixar documentos confidenciais no tabuleiro da impressora, mais de 80 por cento previram que a sua imagem e reputação pessoal poderia sair lesada e cerca de um em cada cinco (21%) admitiu que poderiam ter perdido o seu emprego. Quase metade (48%) dos entrevistados referiu ter sido pro-activo colocando procedimentos no local de modo a prevenir que documentos confidenciais fossem deixados nos tabuleiros das impressoras e 87 por cento afirmaram que iriam seguir esta medida.
Em empresas com 500 ou mais empregados, 28 por cento estimam que o risco de deixar os documentos nos tabuleiros das impressoras pode chegar aos 100 mil euros ou mais. Em empresas pequenas, o impacto proporcionado pode ser devastador. Quase um quinto (19%) dos empregados em empresas com menos de 50 pessoas estima que o risco possa exceder os 100 mil euros.
Mais de 60 por cento dos empregados de escritório não estão conscientes da necessidade de utilizar procedimentos para prevenir o risco. Enquanto que oito em cada 10 entrevistados (78%) admitem sentir-se preocupados quanto ao facto de outras pessoas lerem os seus documentos confidenciais e mais sensíveis, o estudo revela que os empregados de escritório mais seniores não estão preocupados com esta situação, apesar de lidarem com mais informação confidencial e sensível.
Desde CV's a informação sensível do cliente, todo o tipo de informação confidencial é deixada nos tabuleiros das impressoras todos os dias. O estudo revela que a informação de cariz pessoal, não relacionada com o trabalho, é a que se encontra mais facilmente no tabuleiro da impressora. Cinquenta e três por cento dos entrevistados admitem deixar ou encontrar informações pessoais, 48 por cento deixam ou encontram informação sensível da empresa e 32 por cento deixam ou encontram informação sensível do cliente na impressora.
A Lexmark está a trabalhar para aumentar a consciência do problema e desenvolveu soluções ajustadas para ajudar as empresas a proteger documentos confidenciais e sensíveis. Por exemplo, soluções simples como a impressora laser a cores Lexmark C534n, que permite que os empregados digitem um número PIN para retirar o documento da impressora, podem ajudar significativamente a aumentar a segurança nos documentos.