Perceber a notoriedade e valores associados a diferentes figuras públicas portuguesas foi o mote que levou a Marktest a desenvolver um estudo único: quem valorizamos e porquê?
O estudo "As Figuras Públicas e as Marcas em Portugal" analisa meia centena de personalidades nacionais, da cultura, música, desporto ou entretenimento e cerca de 40 marcas.
O estudo irá permitir avaliar a notoriedade, medir a proximidade afetiva, perceber quem são as figuras preferidas dos portugueses e que características lhes são atribuídas, identificar as personalidades mais adequadas para campanhas publicitárias, por sector, entre outras variáveis.
As conclusões irão permitir perceber a importância da presença de figuras públicas na publicidade e quantificar o peso que a participação das mesmas tem no conjunto do investimento da marca na comunicação em televisão.
A informação foi recolhida entre os dias 10 e 30 de janeiro, junto de indivíduos entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental. A amostra foi constituída por 1.204 entrevistas, realizadas através de recolha online com um questionário de autopreenchimento.
O estudo integra ainda informação produzida pela MediaMonitor, nomeadamente número de inserções, investimento a preço de tabela, duração da exposição e GRP's (audiência) por personalidade e marca associada para campanhas publicitárias realizadas em televisão ao longo de 2016.