Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Portugal está entre os países da União Europeia com menor qualidade de vida
2017-03-07

Portugal é um dos países da União Europeia que revela pior qualidade de vida, situando-se mais perto da Bulgária, o pior classificado, do que do Luxemburgo, o grande vencedor.

O relatório da União Europeia compara os 28 países com base em quatro indicadores: dimensão, idioma, população e educação e qualidade de vida. A qualidade de vida em Portugal situa-se abaixo da média europeia, que é de 78%, medida através do Produto Interno Bruto por habitante, em termos de poder de compra padrão. Para a realização deste estudo, o relatório comparou o preço de uma variedade de bens e serviços em cada país, em relação ao ordenado, usando a paridade PCP.

Também dentro de território nacional existem diversas diferenças. O Norte é a região com menor qualidade de vida (64%), seguido pela região do Centro (67%), Açores (71%), Alentejo (72%) e Região Autónoma da Madeira (74%). Acima da média nacional estão apenas duas regiões: o Algarve (79%) e a Área Metropolitana de Lisboa (108%).

Pior que Portugal está a última classificada Bulgária, o único país onde os habitantes têm menos de metade da qualidade de vida média europeia, 47%. Por outro lado, Luxemburgo lidera este relatório, seguido da Irlanda. No top 5 estão ainda a Holanda, Áustria e Alemanha.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos