Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Portugal regista quinta maior quebra da UE nas vendas a retalho em dezembro
2017-02-08

As vendas a retalho em Portugal desceram 2,3% em dezembro, face ao mês anterior, revela o Eurostat. Esta foi a quinta maior descida entre os países da União Europeia, superada apenas pela da Irlanda (-2,7%), Suécia (-2,7%), Reino Unido (-2,8%) e Finlândia (-3,2%).

Esta evolução aconteceu num mês em que o comércio a retalho recuou 0,8% na União Europeia e 0,3% na Zona Euro, em termos mensais. Segundo o gabinete estatístico da União Europeia, a descida na região da moeda única deveu-se sobretudo à quebra de 1,1% na venda de combustíveis e de 0,4% de alimentos, bebidas e tabaco.

Em relação ao mesmo mês do anterior, o volume do comércio a retalho cresceu 1,1% na Zona Euro e 2,3% na União Europeia.

Nesta comparação, Portugal registou uma subida superior à dos pares europeus, com este indicador a crescer 3,8% face a dezembro de 2015.

O Eurostat justifica a subida do volume do comércio a retalho na Zona Euro com o aumento de 2,1% das vendas de produtos não alimentares e de 0,7% de alimentos, bebidas e tabaco.

Entres os membros da União Europeia, as maiores subidas foram registadas no Luxemburgo (14,7%), Eslovénia (10,1%), Roménia (7,9%) e Reino Unido (6,6%), enquanto as maiores descidas tiveram lugar na Finlândia (-2,2%), Alemanha (-1,1%) Dinamarca e Áustria (-1%).


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos