No último ano, os sectores das telecomunicações e da energia continuam a ser os que motivaram mais reclamações dos consumidores à DECO.
Segundo informações da Agência Lusa, das 460 mil reclamações e pedidos de informação, 45.515 foram sobre as telecomunicações e 27.708 sobre energia e água.
No caso das telecomunicações, as principais reclamações estão relacionadas com questões sobre prazos de fidelização. Já no caso da energia e água, questões de faturação, cobrança de consumos prescritos ou dupla faturação são as principais reclamações.
Em terceiro lugar aparece ainda o sector de compra e venda, com 27.430 queixas relacionadas principalmente com falta ou atraso na entrega dos produtos, a recusa de cancelamento da compra no prazo de reflexão e a inexistência de reembolso aquando da desistência da compra.
“As estatísticas dão-nos razão e mostram por que razão estamos sempre a bater na mesma tecla, mas o problema da fidelização nas telecomunicações é o motivo que leva os consumidores a reclamar mais”, declarou Paulo Fonseca, da DECO, à Lusa.