Os sindicatos franceses CFDT, CFTC e CFE-CGC assinaram um acordo sobre o trabalho ao domingo e noturno com a Fnac.
A administração da Fnac está “feliz” com a assinatura deste acordo, que é o resultado das negociações construtivas com os seus parceiros sindicais. "A implementação do acordo permitirá à Fnac salvaguardar a sua competitividade, oferecendo ao mesmo tempo o maior nível de recompensa aos colaboradores que desejem trabalhar aos domingos, tanto em termos de remuneração como de voluntariado", diz a empresa em comunicado.
Nove lojas Fnac adicionais, que agora estão localizadas na Zona Turística Internacional (ITZ), sob os termos da Lei Macron, poderão agora abrir sete dias por semana, elevando o total para 21 lojas em França. Os funcionários das 12 lojas que já abrem aos domingos vão gozar dos termos mais favoráveis do novo acordo.
O acordo, que se aplica a todas as lojas envolvidas no trabalho ao domingo (independentemente de estar aberto todo o ano ou somente aos domingos "decretados pelo presidente do município"), prevê o pagamento triplo para os 12 domingos onde os volumes de negócios são mais elevados e o pagamento duplo durante o restante do ano. Os empregados estarão livres para trabalhar ou não trabalhar aos domingos, com várias opções possíveis para aqueles que se voluntariam, como, por exemplo, todos os domingos, um domingo por quinzena ou ocasionalmente.
A empresa irá contribuir para o custo dos cuidados de filhos e dependentes. Além disso, nos termos das últimas negociações, a direção aumentou os seus compromissos em matéria de emprego, que deverão resultar na criação de cerca de 80 postos de trabalho permanentes adicionais nas lojas em causa.
Após um período de inscrição voluntária, o primeiro domingo trabalhado nos termos do acordo será 26 de março.