A Sonae MC está a testar no Continente de Matosinhos uma nova tecnologia de visão computorizada e processamento de imagem que serve para verificar os produtos que estão à venda, assim como ruturas de stock, avança o Público.
A nova ferramenta, designada de Shopview2Market, é composta por um buggy, por enquanto ainda manobrado por um operador, que passa pelos corredores e, através de câmaras, faz auditoria às mercadorias expostas nas prateleiras. O objetivo é confirmar se os produtos estão bem arrumados e nos locais contratados com os fornecedores, se as etiquetas de preços estão em bom estado ou se há ruturas de stock, por exemplo, trabalho que, até agora, era feito manualmente.
O Shopview2Market foi desenvolvido por um consórcio que integra a Wedo Technologies, o Instituto Fraunhofer Portugal e a Sonae Center Serviços II. O investimento ascendeu até ao momento a 464 mil euros, comparticipado por fundos comunitários, no âmbito do Compete 2020, em cerca de metade. De acordo com o Público, os primeiros clientes do Shopview2Market serão os hipermercados da Sonae, mas os planos passam pela sua comercialização junto de outros distribuidores nacionais e internacionais. O sistema vai ser apresentado na Áustria à cadeia Spar.
O objetivo final deste projeto, que começou a ser desenvolvido em 2014, é a otimização das vendas.