A consultora Cognodata Consulting identificou um novo canal de interação com uma empresa ou marca, derivado da Internet das Coisas e que vem complementar o conceito de omnicanalidade, permitindo a a automatização da reposição de compras desde casa.
A consultora aponta que, de acordo com a metodologia "costumer journey", existem três canais no respeita à experiência de compra. O primeiro, onde se transmite a informação ao cliente, que se converte em conhecimento do produto e, por sua vez, em decisão de compra. O segundo, onde se realiza a compra, e o terceiro, que abrange os serviços de fidelização e pós-venda. O quarto canal virá então englobar as tarefas de notificação da falta de um produto, a sua compra automatizada e a oferta de um serviço adequads às necessidades de cada cliente.
"O início deste novo quarto canal é bastante promissor. Por agora, está a ter um impacto positivo nos Estados Unidos, em vendas de produtos de limpeza e produtos habitualmente ‘desconfortáveis’ de comprar. Ainda terá que se avaliar como irá o mercado europeu reagir. Cabe aos retalhistas aplicar os recursos de forma a desenvolver este quarto canal e adaptar-se a um ambiente onde as mudanças geracionais exigem novas experiências", explica Baker Belmkaddem, consultor de negócios na Cognodata Consulting.