A Amazon está a criar uma aplicação que liga motoristas de camiões com empresas, um novo serviço que aprofundaria a sua presença na indústria de camiões, avaliada em 800 mil milhões de dólares, segundo a Business Insider.
A aplicação, programada para ser lançada no próximo verão, é projetada para facilitar aos motoristas encontrar empresas que necessitem de ter os seus produtos transportados, muito da forma como a Uber liga condutores com passageiros. Também eliminaria a necessidade de terceiros, que tipicamente cobram uma comissão de cerca de 15% por fazer o trabalho de intermediário.
A app vai oferecer preços em tempo real, bem como recursos personalizados, como recomendações de paragem e uma "tour" sugerida de cargas. Pode também ter rastreamento e opções de pagamento para acelerar todo o processo de expedição.
Este é o mais recente plano da Amazon para se tornar uma empresa de logística em grande escala e controlar todo o ciclo de entrega. Durante o ano passado, a Amazon comprou milhares de camiões-reboque e dezenas de aviões de carga e lançou novos serviços, como o Amazon Flex, que levam as encomendas diretamente ao cliente final.
O objetivo mais amplo é melhorar o espaço de logística da "milha média", que é em grande parte controlada por terceiros que cobram uma taxa elevada para lidar com a organização das entregas entre docas ou armazéns. Isto tornaria o transporte mais eficiente e mais barato, não só para seus clientes, mas também para a própria Amazon, que ultimamente se tem debatido com o aumento dos custos de transporte.