Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Loja pop-up da Ebay usa reconhecimento facial para se conectar com clientes
2016-12-07

A Ebay lançou a sua primeira loja pop-up que ajuda os compradores a selecionar presentes de Natal usando tecnologia de reconhecimento facial para detetar pistas emocionais.

Numa loja apelidada "The Ultimate do good, feel good Shop", que abriu por dois dias em Londres, os compradores puderam navegar uma seleção de itens e descobrir produtos que realmente queriam comprar.

A Ebay projetou o espaço para reduzir o stress através de uma atmosfera calmante e iluminação de baixo nível, juntamente com acentos de néon brilhante. Os usuários podem entrar numa cabine privada e sentar-se na frente de um ecrã com um par de auscultadores. Uma voz calmante guiou os "shoppers" no processo, onde 12 produtos diferentes foram apresentados por dez segundos cada. Uma câmara detetou a reação do usuário a cada produto, usando reconhecimento facial e software de análise do especialista Lightwave. Os utilizadores, que tiveram que registar nome, idade, sexo e endereços de e-mail, receberam um e-mail a descrever os produtos que obtiveram as melhores reações.

A experiência da Ebay mostra que estão confiantes o suficiente neste tipo de tecnologia para trazê-la ao mercado. Embora não possa encontrar adoção em massa nas compras do Natal, a tecnologia de reconhecimento facial vai ajudar os retalhistas e marcas a entender melhor os seus clientes e a personalizar recomendações com base nas suas reações emocionais.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos