Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Vestuário e brinquedos são os presentes que os portugueses mais vão oferecer
2016-12-05

De acordo com o Observador Cetelem, neste Natal, o vestuário (58%) e os brinquedos (49%) permanecem no topo da lista dos presentes com maior intenção de oferta. Uma novidade em relação a 2015 é o facto de haver mais consumidores com vontade de oferecer produtos culturais (36%) do que perfumes e relógios (34%).

As categorias mais relevantes que prosseguem na lista de presentes, embora com menor intenção de compra, são os vouchers de oferta (30%), os artigos de desporto (16%), os cabazes (8%), os telemóveis/smartphones (7%) e o equipamento informático (6%). No geral, este Natal, 80% dos inquiridos planeiam oferecer presentes de alguma destas categorias, uma ligeira subida em relação ao ano anterior (78%).

Os indivíduos entre os 25 e os 34 anos são os que revelam uma maior intenção de oferecer presentes (91%), localizando-se os indivíduos entre os 55 e os 65 anos no polo oposto (65%). As categorias de vestuário e brinquedos encontram-se no topo da lista para a generalidade das idades, com exceção dos jovens entre os 18 e os 24 anos, que, depois do vestuário, elegem os perfumes e relógios.

Para a realização das compras de Natal, os centros comerciais são os locais escolhidos por 78% dos consumidores, seguindo-se as lojas de comércio tradicional (36%) e os super ou hipermercados (33%), que continuam a perder terreno. Com menor afluência surgem as grandes superfícies especializadas (9%), as lojas do chinês (9%) e as feiras ou mercados, que sobem ligeiramente de 7% para 9%. Apenas 1% dos inquiridos afirmam realizar as compras de Natal na Internet.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos