As franquias europeias têm crescido acima da economia dos países onde estão localizadas, segundo os dados da consultora Barbadillo y Asociados que, numa nova "Radiografia da situação do sistema de franquia no continente" sugerem que esses modelos de negócios estão fortemente assentes na Europa.
Especificamente, o modelo de franquia é visto positivamente como um sistema de investimento, pois, atualmente, existem cerca de 9.100 centrais em operação em 20 países. Assim, a Europa torna-se o número um no que respeita a existência de empresas franqueadas, superando os Estados Unidos da América.
As franquias na Europa registaram um crescimento, ao longo dos últimos dez anos, de 30%. Este aumento gerou que, a partir de 2016, sejam mais de 496.740 as empresas que operam em regime de franchising. Estas concentram-se nos mercados maduros da Espanha, França, Grã-Bretanha, Alemanha e Itália. Juntos, estes países representam 65% do mercado europeu.
O documento reconhece ainda que houve uma forte entrada no mercado de franquias em países como a Roménia. Nesta área, houve o registo de 185 centrais operativas.