Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Lidl publica estudo internacional sobre dinâmicas familiares associadas ao Natal
2016-11-14

O Lidl confiou à Nielsen um estudo onde são analisadas as dinâmicas e os principais sentimentos associados à quadra natalícia. O estudo realizou-se em 26 países (Europa e Estados Unidos da América), com uma amostra de 20.800 consumidores, entre os 18 e os 65 anos, abrangendo também Portugal.

“Este estudo tornou perfeitamente claro que, independentemente do seu país, todos os inquiridos concordam que o Natal significa estar junto daqueles que mais amam, desfrutar de refeições deliciosas e trocar presentes”, refere o Lidl em comunicado.

Segundo o inquérito, a preparação e o planeamento do Natal estão nas mãos das mulheres, embora algumas tarefas possam ser confiadas aos homens. 66% das mulheres inquiridas disseram que são elas quem organiza os festejos, 75% compra os presentes e um total de 78% é responsável pelas decorações de Natal. Isto afeta diretamente a perceção que as mulheres têm do Natal e explica porque é que sentem mais stress relacionado com as festas que os homens. 46% das mulheres versus 37% dos homens responderam “sim” face à pergunta “O Natal significa stress para si?”

Contudo, o nível de stress natalício varia significativamente de região para região. Por exemplo, em países como a Alemanha, o Reino Unido, a Áustria e a Irlanda, é cerca de 55% superior à média internacional (43%). A época pré-Natal é igualmente encarada como muito extenuante na Suécia, na Dinamarca e na Finlândia, com um nível médio de 53%, na República Checa (com 67%) e na Eslováquia (com 59%). No sudeste europeu, as mulheres são um tanto mais tranquilas em relação às preparações para o Natal: apenas 28% descreve o período pré-Natal como stressante.

“O Natal no Sul da Europa é celebrado em conjunto com a família, onde as mulheres partilham o trabalho de preparação como cozinhar e decorar com os seus pais, parceiros e familiares. As mulheres italianas e portuguesas não estão dispostas a ceder a sua responsabilidade na organização dos festejos, mas cerca de 50% das mulheres espanholas e italianas gostariam de um pouco mais de ajuda na preparação do Natal. E não apenas isso: 60% das mulheres do Sul da Europa achariam tentador celebrar o Natal de forma diferente. As preparações do Natal causam mais stress em Espanha”, refere o estudo.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos