Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Marks & Spencer vai sair de uma dezena de países
2016-11-10

A cadeia britânica Marks & Spencer (M&S) anunciou que vai encerrar 53 lojas nos mercados onde regista perdas, o que significa um corte de cerca de 2.100 empregos e a saída de uma dezena de países, incluindo China, França, Bélgica, Estónia, Hungria, Lituânia, Países Baixos, Polónia, Roménia e Eslováquia.

Com a reestruturação das operações a nível internacional, a empresa espera incorrer em custos extraordinários de 150 e 200 milhões de libras (168 e 224 milhões de euros), principalmente com o encerramento de estabelecimentos e o pagamento de indemnizações.

Por outro lado, a M&S vai continuar a operar lojas na República Checa, Irlanda e Hong Kong, além de contar com uma rede de 267 lojas franquiadas em 34 países e joint-ventures na Grécia e Índia. Além disso, a empresa opera a loja online em 21 mercados através de lojas próprias ou páginas web como Myntra (Índia) ou Zalando (Europa).

A cadeia também confirmou os seus planos para simplificar as suas atividades no Reino Unido, o que significa, como foi anunciado em setembro, o corte de cerca de 525 empregos, reduzindo a cerca de 400 os postos de trabalho em Londres, com o objetivo de reduzir os seus custos em cerca de 30 milhões de libras ao ano (34 milhões de euros).

Além disso, a M&S espera reduzir em 60% o número de lojas dedicadas ao vestuário e ao lar no mercado britânico, onde atualmente dispõe de 304 estabelecimentos, incluindo o fecho de 30 lojas, ao mesmo tempo que prevê aumentar a sua presença no negócio de alimentação, com a abertura de 200 Simply Food até ao final do exercício 2018/2019.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos