A Amazon mudou drasticamente a sua estratégia promocional para o evento Black Friday. Agora, em vez de se concentrar num único dia, ou até mesmo numa única semana, este ano, o evento será prolongado a 52 dias (de 1 de novembro a 22 de dezembro).
Embora a Amazon afirme que que vão existir negócios novos a cada cinco minutos, espera-se que os melhores aconteçam perto da própria Black Friday, que é quando os consumidores estão mais preparados para fazer compras.
Segundo o Planet Retail, este prolongamento pode ser explicado por, logisticamente, ser preferível espalhar o evento durante um período de tempo alargado, em vez de concentrar uma grande parte das vendas num dia. E, mais importante, esta é essencialmente uma promoção de oito semanas para os clientes Prime e uma oportunidade para comunicar os benefícios e ofertas exclusivas aos novos clientes (e lembrar os clientes atuais do valor do programa).
Houve uma tendência geral para esticar as promoções da Black Friday nos últimos anos e a Amazon, em particular, foi pioneira nas mudanças mais amplas no calendário de retalho, com eventos como Prime Day, em julho. A ascensão das compras online, especialmente móveis, significa que há poucos incentivos para "acampar" fora das lojas durante a noite, a fim de obter as melhores ofertas à primeira hora da manhã dessa sexta-feira, 25 de novembro.
Os compradores podem ter acesso a mais ofertas do que nunca, de acordo com a Amazon, com novos descontos com a frequência de cinco minutos e até 20 Ofertas do Dia num único dia. As vantagens para os membros Prime incluem um desconto de 20% em jogos de vídeo pré-encomendados e novos lançamentos e 30 minutos de acesso antecipado às Lightning Deals.