A InoCrowd, uma plataforma tecnológica de inovação aberta, que liga empresas que procuram soluções a investigadores de todo o mundo, vai estar presente no Web Summit por ter sido considerada uma das startup mais inovadoras da Europa no âmbito do programa Alpha.
A presença da InoCrowd no maior certame de startup e inovação da Europa dará à empresa acesso a uma zona de exposição, mentoria, workshops, participação em mesas redondas e contacto direto com investidores. “Para a InoCorwd, a presença no maior palco tecnológico e digital do mundo não só é um motivo de orgulho no trabalho que temos vindo a desenvolver, como é também estratégica do ponto de vista do negócio e da aproximação que queremos fazer a empresas e investidores”, refere Soraya Gadit, CEO da InoCrowd.
Quase uma centena de empresas portuguesas foram selecionadas para representar Portugal no Web Summit e a InoCrowd foi considerada uma Startup Alpha, estatuto que lhe permite marcar presença no evento e colocar-se no núcleo da vanguarda da inovação tecnológica empresarial global. “Uma parceria com a InoCrowd através da colocação de um desafio real de negócio é, nesta altura, a melhor forma de projetar qualquer empresa no centro do mundo da inovação. Através da InoCrowd, são visados diretamente grande parte dos investigadores, startup e spin-offs participantes neste mercado tecnológico gigantesco, com um investimento mínimo”, conclui Soraya Gadit.
A InoCrowd torna o ambiente empresarial mais competitivo e ágil. O negócio baseia-se num modelo de crowdsourcing, em que o conhecimento não está necessariamente dentro da organização, mas em qualquer parte do mundo. “Pensar que o conhecimento está apenas dentro das nossas equipas de desenvolvimento é capaz de ser redutor. Portanto, temos de ir buscar conhecimento à multidão, neste caso à que está inscrita na plataforma ou aos utilizadores do LinkedIn, com quem temos uma parceria. Através da plataforma da InoCrowd, proporcionamos um rápido e fácil acesso a soluções inovadoras para os problemas das empresas nas mais diversas áreas, sejam estes relativos ao produto, processo, marketing ou administração, mas sempre tendo em vista um aumento de lucros através do crescimento de vendas ou redução de custos. Estamos ligados a mais de 10 mil indivíduos do sistema científico mundial (por exemplo, Cambridge, Stanford, MIT e NASA), o que tem permitido a identificação de soluções com uma taxa de sucesso de 95% num espaço médio de 4-6 semanas. A título de exemplo temos casos de sucesso com empresas como a Altri, Bosch, ANA, SPWS, Volkswagen, Fidelidade e outros, explica Soraya Gadit”
O objetivo desta plataforma tecnológica é, assim, o de facilitar a ligação entre o mundo académico, composto por investigadores, e as empresas que precisam de inovar. As organizações colocam um desafio na plataforma, que é enviado aos investigadores, e atribuem um prémio a quem encontrar a melhor solução. Com o Web Summit, a InoCrowd já foi contactada por empresas como a Amazon e a Logitech, por exemplo.